Hemonúcleo de CM atende média de 40 doadores de sangue por dia

A média diária de doação de sangue no Hemonúcleo de Campo Mourão durante a pandemia é de 40 doadores. Os homens são a maioria, talvez pelo fato de poderem doar com mais frequência que as mulheres durante o ano. “Com essas doações temos conseguido dar conta da demanda, pelo fato das cirurgias eletivas estarem suspensas”, explica o chefe do Hemonúcleo, Reginaldo Riguetti.

Ele ressalta que apesar de todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias serem seguidos, a pandemia afastou doadores. “Muitos têm medo e evitam sair de casa pensando que vai se aglomerar”, observa Reginaldo. Ele ressalta que o atendimento pode ser agendado pelos telefones (44) 3525-1102; 99878 3811 ou pelo link https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue

Na próxima segunda-feira (30), é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, desde 2015 o Ministério da Saúde realiza a campanha Junho Vermelho, voltada a incentivar o espírito de solidariedade quanto à doação de sangue. “Em tempo de pandemia essa campanha é ainda mais essencial”, enfatiza.

O Hemonúcleo conta com 26 servidores, desde recepcionista, assistente social, técnico em enfermagem, enfermeiro, bioquímica, técnico de laboratório, auxiliar administrativo e zeladora.