Hemonúcleo necessita de doadores de sangue tipo O
Com pouquíssimos doadores agendados para esta semana, o Hemonúcleo de Campo Mourão pede a colaboração para reposição dos estoques de sangue, principalmente os tipos O positivo e negativo, AB Negativo e B Negativo. “O estoque não zerou, mas há esse risco porque a demanda de saída para os hospitais é grande”, afirma a técnica de Laboratório, Sandra Magali Dias.
A preocupação da coordenação é que com o aumento de casos positivos de Covid-19 as doações caiam muito. Além disso, no início do ano o movimento diminui em razão de viagens de férias, o que faz reduzir o estoque de sangue.
Nesta semana o Hemonúcleo retomou o atendimento em horário normal para coleta de sangue de doadores. Somente nas quintas-feiras o expediente continua apenas no período da tarde, como foi durante o mês de janeiro. “Abrimos a agenda de 20 a 25 doadores por período, que é o ideal para manutenção dos estoques”, observa Sandra, ao agradecer o apoio da imprensa na divulgação.
Para agendar basta acessar o link www.saude.pr.gov.br/doacao. ou pelo (44) 3525-1102 para quem não tem acesso a internet. O sangue O Negativo é considerado raro e especial porque é um “Doador Universal”, ou seja, pode ser inserido em qualquer pessoa, independente do tipo sanguíneo dela.