Hemonúcleo reabre agenda de doações de quarta-feira até dia 19
Devido ao feriado nacional da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, o Hemonúcleo de Campo Mourão estará de portas fechadas nesta terça-feira (12). Mas a direção informa que a unidade estará com sua agenda de doações aberta de quarta-feira (14) até a próxima terça-feira (19), pelo site saude.pr.gov.br/doacao.
Conforme divulgado pela entidade, o Banco de Sangue passou o fim de semana com estoque em nível crítico dos tipos sanguíneos A-, B-, AB- e O-. O baixo estoque vem se arrastando há semanas devido a redução de doações por conta da pandemia da Covid-19.
O Hemonúcleo de Campo Mourão é responsável pela coleta, armazenamento e distribuição de sangue para hospitais públicos, privados e filantrópicos de toda a Comcam, além de atender 100% dos leitos SUS. Tem capacidade para atender até 60 doadores/dia.
Para manter o estoque adequado do banco de sangue são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, até quatro doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias, e no período de 12 meses, até três doações.
O agendamento online é feito de forma a evitar aglomerações. Já os atendimentos no local, são seguros de forma a evitar a contaminação da Covid-19, com com utilização de álcool gel, máscara de proteção, distanciamento social, entre outras medidas.
Pessoas que já tiveram Covid-19 também podem ajudar outros pacientes doando plasma, um dos componentes sanguíneos. Essa parte líquida do sangue concentra grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção – é o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente.
Serviço
O atendimento para doações pode ser agendado também pelos telefones (44) 3525-1102 ou 99878 3811.
Critérios para doação
* Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
* Pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
* Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação);
* Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina;
* Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.