Horto de Campo Mourão produz 15 mil mudas mensais
O horto municipal de Campo Mourão, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA), tem sido fundamental nas ações de reflorestamento e preservação ambiental da cidade. Produzindo mensalmente cerca de 15 mil mudas de árvores e flores, tem papel fundamental no embelezamento urbano e na recuperação de áreas degradadas.
Localizado na Vila Guarujá, próximo ao Anel Viário, o espaço abriga entre 10 e 12 espécies nativas como gurucaia, araucária, pitanga e araçá, além de árvores de arborização, como canela, ipê e resedá. O horto também é responsável pelo trabalho de compostagem, que consiste na transformação de restos de árvores em adubo vegetal para projetos municipais, além de doações à comunidade.
“Atendemos tanto a demanda interna da administração pública quanto aos pedidos externos, sempre com um olhar técnico e de sustentabilidade”, afirma o coordenador do horto, José de Quadros. Franco Freire Sanches, Secretário do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, reforça a importância do espaço. “É um pilar na gestão ambiental, garantindo reflorestamento, arborização e preservação das espécies nativas”.
Serviço
Interessados em adquirir mudas podem procurar a Secretaria do Meio Ambiente, na Rua Hamilton Tavela Borges, 159, Jardim Albuquerque, onde são feitas as requisições para retirada. As doações são limitadas a três mudas para arborização urbana e 15 para reflorestamento rural, sem custo. As espécies de flores não são doadas.