Hospital Santa Casa de Campo Mourão alerta famílias de pacientes sobre golpes

Tentativas de golpes contra familiares de pacientes internados no Hospital Santa Casa de Campo Mourão voltaram a acontecer com mais frequência há aproximadamente dois meses. Somente na semana passada, foram registrados dois boletins de ocorrência na delegacia de Polícia Civil local de vítimas que acabaram caindo em golpes dessa natureza. A Santa Casa esclarece que não entra em contato com familiares solicitando depósito em dinheiro ou Pix.

Segundo as informações repassadas pelo hospital, estelionatários têm entrado em contato com familiares de pessoas internadas no local, sobretudo via ligação, mas também por mensagem de WhatsApp, se passando por médicos.

Durante a conversa, eles demonstram conhecer a situação do paciente e solicitam valores em dinheiro, para que a pessoa faça depósito ou Pix, alegando que é para tratamento dos procedimentos médico-hospitalares. Esse tipo de crime passou a ser mais comum durante a pandemia de Covid-19. Depois, reduziu, e agora tem retornado de forma mais recorrente.

Cobranças como essas não são feitas pela Santa Casa, que alerta os cidadãos a não fazerem nenhum tipo de depósito nesses casos. “Não solicitamos valor algum para os familiares, não ligamos cobrando valor de procedimentos nem medicações”, informa Anna Caroline Marques Silva, do setor de comunicação da instituição.

Se houver qualquer ligação ou mensagens de terceiros pedindo valores em nome do Hospital Santa Casa de Campo Mourão, a pessoa é orientada a entrar em contato com a unidade hospitalar, pelo telefone (44) 98860-8624, enviando o número que entrou em contato para que sejam tomadas as medidas necessárias.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também informa a importância de todos os fatos serem noticiados em boletim de ocorrência para a autoridade policial competente. Assim que a vítima desconfiar ou constatar o golpe, o documento pode ser solicitado presencialmente em qualquer delegacia de Polícia Civil ou no Destacamento de Polícia Militar.

É possível, ainda, fazer um registro de ocorrência on-line, pelo site: https://www.policiacivil.pr.gov.br/BO. Mesmo que uma pessoa não caia no golpe, mas saiba ou desconfie que se trata de um terceiro se passando pelo hospital, pode fazer denúncia pelo telefone 197, da PCPR, ou 181 do disque-denúncia.

Serviço

Se algum familiar de pacientes da Santa Casa ou conhecidos receberem ligações ou mensagens como informado, devem entrar em contato com o hospital, pelo número (44) 98860-8624, registrar boletim de ocorrência na delegacia de Polícia Civil ou no Destacamento da Polícia Militar ou, ainda, fazer denúncia via 197 ou 181 do disque-denúncia.