I Festival Sesi de Robótica: 3 equipes do NRE de Campo Mourão conquistam pódio

Entre as seis equipes do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão que participaram do I Festival Sesi de Robótica, realizado na sexta-feira (13), no Colégio Sesi, três conquistaram o pódio. Os estudantes competiram com mais uma equipe do Colégio Sesi e duas da Fundação Educere, somando nove competidores no total. Os alunos colocados em primeiro lugar são do Colégio Estadual Machado de Assis, de Barbosa Ferraz, enquanto o segundo e o terceiro lugar foram ocupados por dois grupos do Colégio Estadual General Carneiro, de Roncador.

Os discentes participaram de uma competição amistosa de robô seguidor de linha. De acordo com Wagner Szpak, técnico pedagógico da Coordenação de Tecnologia Educacional do NRE de Campo Mourão, o objetivo era montar um robô e seguir uma linha branca com lombadas na pista e cruzamentos, sendo que a programação era fundamental para cumprir o percurso. “Foi um momento de aprendizagem diferenciado”, ressaltou.

O professor Daniel Luiz Avanzi, que orientou os estudantes de Barbosa Ferraz que venceram o festival, da equipe “Machado de Assis 2” (João Abel Favaro Delgado, Letícia Ayumi Isiri de Oliveira, Vitor Cassiano Soares e Wesley Henrique Maruchi Rodrigues), falou com alegria sobre os resultados alcançados pelos alunos. “Eles aceitaram o desafio e se dedicaram muito. Tiveram ideias, testaram, erraram e acertaram, e o mais importante: não desistiram”, disse, ao parabenizar também todas as equipes que participaram do evento.

Robô vencedor, da equipe “Machado de Assis 2”, de Barbosa Ferraz

O docente Roberto Aparecido de Goes, que orientou as outras duas equipes vencedoras, do Colégio General Carneiro, ressaltou a importância de eventos como esse. “Essas competições oferecem uma experiência transformadora, pois permitem que os alunos cresçam de maneira integral, enfrentando desafios que exigem trabalho em equipe, pensamento crítico e adaptabilidade. O impacto vai além do aprendizado técnico, abrangendo o desenvolvimento socioemocional, preparando-os para desafios futuros com mais confiança e competência”, afirmou.

A equipe “XLR8” da instituição, composta pelos estudantes Isabel Torques Pereira Ferreira, Guilherme de Goes, Francisco Leal e Taís Vitória Ramos, garantiu o 2º lugar. Já a equipe “Bumblebee”, formada por Pedro Guermandi Mendes, Vitor Eduardo do Nascimento Delgado, Carlos Daniel Godoy de Jesus, Eduardo Langoski Dias Lima e Adrian Gabriel Huller, alcançou o 3º lugar. O professor definiu a participação de seus alunos na competição como um ‘marco significativo’.

A segunda e a terceira colocação foram das equipes “XLR8” e “Bumblebee”, respectivamente, orientadas pelo docente Roberto Aparecido de Goes, do Colégio Estadual General Carneiro, de Roncador

Torneio Sesi de Robótica

Nos dias 10 e 11 de outubro, seis alunos e dois técnicos (professores) do Colégio Sesi de Campo Mourão participarão da primeira etapa do Torneio Sesi de Robótica, mais conhecido como FLL ( FIRST® LEGO® League Challenge), em Curitiba. Se forem classificados nessa fase regional, eles seguirão para a etapa nacional, podendo competir na última fase, ou seja, a internacional, caso avancem para a final.

De acordo com Josiane de Oliveira, orientadora Pedagógica do Colégio Sesi de Campo Mourão, esse programa desafia estudantes de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas da sociedade moderna, a partir de um ‘mergulho’ no conceito STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

“Os jovens, liderados por dois adultos, técnicos da equipe, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base Valores Essenciais (Core Values), como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras específicas para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® SPIKE™ Prime, que devem ser programados para cumprir uma série de missões”, explicou Josiane.

Ela disse, ainda, que, além da programação do robô, os alunos precisam realizar um projeto de inovação, baseado no tema do torneiro, que, este ano, tem os seguintes para possíveis soluções: “SUBMERGED”, “A vida Marinha”, “Os ecossistemas e os efeitos que os humanos têm na saúde dos oceanos”, e “O que fazer para melhor nossos oceanos”.

Veja mais fotos do festival: