Igreja Católica abre a Semana Nacional da Família neste domingo em Campo Mourão
Com Santa Missa às 19 horas, celebrada pelo bispo diocesano dom Bruno Versari, na Catedral São José, a Igreja Católica abre neste domingo (13), Dia dos Pais, a Semana Nacional da Família em Campo Mourão.
A campanha tem este ano como tema “Família, fonte de vocações”, definido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). A programação acontece durante toda a próxima semana. Prossegue até o dia 19 deste mês.
No decorrer da semana, as missas das 19 horas serão de responsabilidades das pastorais, com temas ligados à família. Desta forma acontece nas demais paróquias em toda a diocese. Mesmo tema do 13º Simpósio Nacional das Famílias, o mote está em sintonia com o 3º Ano Vocacional do Brasil, celebrado até novembro deste ano com a intenção de promover a reflexão, a oração e a promoção das vocações no país.
O lema escolhido para a campanha recorda o Ano Vocacional, sendo a mesma passagem bíblica do Evangelho de São Lucas: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).
Durante a Semana Nacional da Família são promovidas diversas atividades pela Igreja Católica em toda região, a partir da criatividade pastoral e da realidade de grupos, famílias, comunidades e dioceses. Momento expressivo do trabalho da Pastoral Familiar em todo o Brasil, a Semana Nacional da Família é celebrada neste ano de 14 a 20 de agosto.
Surgimento
A Semana da Família surgiu em 1996, como material de preparação para a visita do Papa João Paulo II. O Pontífice, hoje santo da Igreja, veio ao Brasil por ocasião do II Encontro Mundial das Famílias. O subsídio contém sete encontros, um para cada dia da semana, além de um roteiro de celebração para o Dia dos Pais.