Igreja católica toca sinos e reza pela vida e pelo Brasil neste sábado

Ao meio dia deste sábado (15) os sinos das catedrais brasileiras vão soar em memória das mais de 104 mil vítimas da Covid-19, por seus familiares e pelos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo Coronavírus. Em todo o país, a igreja católica vai se unir em “Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil”.

O Dia de Oração, que começa às 6 horas da manhã a vai até às 21 horas, é organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).  Os momentos de oração poderão ser acompanhados pelas redes sociais da CNBB e também pelos canais de TV de inspiração católicas do país.

“Este dia foi organizado para unir toda a Igreja em torno da oração como forma de contribuir para a superação desse quadro tão triste do avanço do Coronavírus no Brasil e também para reforçar nossa atuação em torno do Pacto pela Vida e pelo Brasil, construído em parceria com um conjunto de organizações da sociedade brasileira”, explica o bispo Dom Bruno Versari, que faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, 

O Pacto foi assinado em 7 de abril (Dia Mundial da Saúde), por seis entidades representativas de diversos setores da sociedade brasileira. O documento foi lançado num período em que o Brasil se deparava com o agravamento da pandemia. “A CNBB, seguindo a trajetória de seis décadas de compromisso evangélico com a realidade nacional, fez parte, desde o primeiro momento, das reflexões e da formulação do texto”, acrescenta Dom Bruno.

Segundo ele, é missão da Igreja cooperar com a conquista do bem comum e o “Pacto” não se trata apenas de mais um documento, mas um conjunto de atitudes. O documento defende o isolamento social, repudia discursos contra essa estratégia e orienta os fiéis a seguirem as orientações dos organismos mundiais de Saúde.

“Cabe lembrar que a árdua tarefa de combate à pandemia é dever de todos, com a participação de todos, no caso do Governo Federal, em articulada cooperação com os governos dos Estados e Municípios e em conexão estreita com as nossas instituições”, frisa o documento.

O texo acrescenta ainda que “a hora é grave e clama por liderança ética, arrojada, humanística, que ecoe um pacto firmado por toda a sociedade, como compromisso e bússola para a superação da crise atual. Como em outras pandemias, sabemos que a atual só agravará o quadro de exclusão social no Brasil”.

Programação do Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil

6h – Oração da Manhã, com dom Mario Antônio da Silva, bispo de Roraima e 2º vice-presidente da CNB, nas redes sociais da CNBB.

7h – Missa celebrada por dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande (MS), transmitida pela TV Imaculada.

9h – Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida (SP), transmitida pela TV Aparecida.

10h – Live com o tema: “Experiências da Igreja de cuidado pela vida e pelo Brasil”, redes sociais da CNBB.

11h – Live com o tema: “Os padres e o Pacto pela Vida e pelo Brasil”, com o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados da CNBB, dom Salm Francisco.

12h – Oração do Ângelus com dom Joel Amado, secretário-geral da CNBB, pelas redes sociais da CNBB.

12h – Os sinos das catedrais brasileiras vão tocar simultaneamente.

12 – Missa no Santuário Nossa Senhora do Guadalupe e Jesus das Santas Chagas (PR), com o padre Reginaldo Manzotti, transmitida pela TV Evangelizar.

15h – Missa no Santuário da Piedade (MG) com o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, transmitida pela TV Horizonte.

15h – Live com o tema: “Pacto pela Vida e pelo Brasil”, nas redes sociais da CNBB.

16h – Live com o tema: “O Pacto pela Vida e pelo Brasil e as Igrejas Cristãs, nas redes sociais da CNBB.

18h – Missa no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré (PA), transmitido pelas TV Nazaré.

21h – Oração da Noite com dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e primeiro vice-presidente da CNBB, pelas redes sociais da CNBB.