Inmet emite alerta de chuva com perigo potencial para Campo Mourão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na tarde desta terça-feira (22) um alerta de tempestade com perigo potencial para Campo Mourão. O aviso, com vigência desde às 15 horas, vale até às 9 horas desta quarta-feira (23).

O Instituto prevê um volume expressivo de chuvas para este período devendo variar entre 30 a 60 milímetros. Além disso, é grande o risco de ventos fortes que podem atingir de 60 a 100 km/h, e queda de granizo.

Caso a previsão se confirme, o Inmet alerta para o risco de alagamentos, quedas de árvores, corte no fornecimento de energia elétrica e estragos em plantações.

Na tarde desta terça, por volta das 14h30, uma forte chuva acompanhada de ventos e granizo (pouca quantidade) atingiu o município de Luiziana. Apesar do susto não houve registro de estragos.

Na semana passada, produtores rurais não tiveram a mesma sorte. Registraram perdas significativas na agricultura, especialmente em algumas áreas com soja que estavam prontas para colheita, com a queda de granizo. No Conjunto Esperança algumas residências também foram destelhadas.

Cuidados

A orientação é que durante tempestades, os moradores evitem se abrigar embaixo de árvores, pois há riscos de descargas elétricas e queda de galhos, também é recomendado não estacionar veículo nestes locais.

Durante chuvas fortes, deve-se evitar fazer o uso de aparelhos elétricos e retirar eletrônicos de tomadas. Em casos de urgência, o morador pode acionar a Defesa Civil via 199 ou Corpo de Bombeiros, pelo 193.