Inscrições para Condomínio do Idoso: unidades do Cras atenderão em horário especial neste sábado
A prefeitura de Campo Mourão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará um plantão de atendimento nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade neste sábado (29). Entre os serviços prestados à população, está inscrição para o Condomínio do Idoso, cujo prazo vai até este domingo (30).
No Cras Central (Rua Engenheiro Mercer, nº 1.022, Jardim Primavera), o horário de atendimento será das 13 às 17 horas. Já nas unidades do Lar Paraná (Rua Nelson Bittencurt do Prado, nº 1.180, Jardim Pio XII) e Asa Leste (Rua Alberto Spilka, nº 104, Jardim Corinthians), das 8 às 12 horas. O atendimento especial também será voltado para Cadastro Único e demais serviços disponibilizados nos locais.
Além da ação no sábado, o público-alvo interessado em participar da seleção para o Condomínio do Idoso em Campo Mourão, poderá comparecer ao Escritório da Cohapar (das 8 às 18 horas) ou na Divisão de Habitação (das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas), presencialmente, até esta sexta-feira (28).
Outra forma de se inscrever, até o prazo final, no domingo, é pela internet, acessando o seguinte endereço eletrônico: www.cohapar.pr.gov.br/cadastro. Vale destacar que a inscrição em qualquer uma dessas opções é a mesma, não sendo necessário o interessado comparecer em mais de um local. Quem optar pela inscrição on-line também estará automaticamente inscrito para a seleção, sem precisar comparecer presencialmente.

Critérios
Os interessados precisam ter 60 anos ou mais, com renda familiar bruta mensal de até 6 salários mínimos, comprovada mediante documentos, e não ter imóvel próprio. A seleção será realizada com base nos beneficiários cadastrados no sistema de pretendentes da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).
A prioridade será para idosos que vivem em áreas de risco ou insalubres, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e, ainda, beneficiários de programas de assistência social. Os beneficiários selecionados poderão ocupar o imóvel por tempo indeterminado. No entanto, ao desocupar o imóvel, independentemente do motivo, ele poderá ser disponibilizado para novas pessoas. O aluguel mensal dos moradores selecionados será de 15% de um salário mínimo nacional.

Projeto de habitação
O projeto que propõe habitação em ambiente seguro e estruturado, em condições dignas a pessoas idosas de Campo Mourão e região, é coordenado pela Cohapar. As obras de construção do condomínio foram iniciadas pela prefeitura municipal em junho de 2023. Localizado ao lado do Residencial Arnaldo Bronzel, em terreno doado pela prefeitura, estão sendo construídas no local 40 unidades adaptadas para idosos do programa Viver Mais Paraná.
O investimento de mais de R$ 7 milhões é do governo do estado. Composta por quarto, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, cada moradia tem 40 metros quadrados. Academia ao ar livre, ambulatório, biblioteca, centro de convivência, piscina térmica e outras estruturas e equipamentos de uso comum também farão parte do condomínio. Os empreendimentos em Campo Mourão, construídos em formato de condomínios horizontais fechados, estão em fase de finalização das obras. A previsão de conclusão é para o mês de maio deste ano.
Serviço
As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de março, de forma on-line, pelo site: www.cohapar.pr.gov.br/cadastro, ou presencial, no Escritório da Cohapar (das 8 às 18 horas) ou na Divisão de Habitação (das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas) – até sexta-feira (28) – ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) – até sábado (29). Confira o endereço e o contato de todos os locais de atendimento.
• Escritório Regional da Cohapar em Campo Mourão – Rua Harrison José Borges, nº 177, centro (contato: (44) 3518-2451).
• Cras Asa Leste – Rua Alberto Spilka, nº 104, Jardim San Marino (contato: (44) 3518-4431 ou WhatsApp: (44) 3525-5291).
• Cras Central – Rua Engenheiro Mercer, nº 1022, Jardim Primavera (contato: (44) 3518-4405 ou WhatsApp: (44) 3525-0174).
• Cras Lar Paraná – Rua Nelson Bittencurt do Prado, nº 1.180, Jardim Pio XII (contato: (44) 3518-4407 ou WhatsApp: (44) 3525-5670).
• Divisão de Habitação – Rua Peabiru, nº 558, centro (contato: (44) 3518-4404)