Instalação de placas do Primeiro Caminho Iniciático será inaugurada na sexta-feira
A Diocese de Campo Mourão e a Associação do Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela inauguram no próximo dia 4 de abril a instalação das placas de sinalização do Caminho Iniciático de Santiago. A solenidade está marcada para às 8h30 com um café da manhã na Fraternidade O Caminho, na Rodovia Bento Fernandes Dias (PR 558), saída para Araruna, próximo à Santa Casa.
Em seguida, às 10h30, será promovida a Caminhada da Fraternidade até a frente do Hospital Santa Casa, no terreno da Mitra Diocesana, onde será construída a Capela dos Pastorinhos de Fátima, e às 11 horas, encerramento no Monolito. São esperadas autoridades políticas, religiosas, membros da Sociedade Civil Organizada e a comunidade em geral para o evento.
A conclusão da instalação das placas é mais uma etapa da consolidação do Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, na região de Campo Mourão. São placas informativas e sinalizadoras sobre a rota. Elas foram instaladas em todo o percurso. De acordo com Ruben Moyano, Cavalheiro empossado pela Ordem espanhola e um dos idealizadores do projeto, são ao todo 271 placas. Do total, 235 são de sinalização. E outras 36, de informação. O próximo passo, segundo ele, é a construção de pontos de apoio aos peregrinos. Ou seja, locais ao longo do percurso para que os caminhantes possam parar e descansar.
“Neles teremos água, banheiro e tomadas elétricas. Pensamos em utilizar energia solar”, disse em recente entrevista à TRIBUNA. A coordenação do Primeiro Caminho Iniciático pretende acelerar o processo, uma vez que o México também está executando o seu caminho.
A ideia do Primeiro Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, fora da Espanha, teve início ainda em 2022, quando Moyano apresentou um dos caminhos da Rota da Fé à Ordem de Santiago de Compostela, na Espanha. Desde então, o traçado não só recebeu a sua oficialização, como também foi o primeiro autorizado fora da Espanha, em todo o planeta.
Já são quase três anos de ideias e conversas. E, de acordo com Moyano, ainda há muito por se fazer. Uma vez consolidado, o caminho ligando Campo Mourão a Fênix – 104 km – poderá trazer à região milhares de peregrinos: turismo religioso sustentável. E é através dele que muitos pequenos empreendedores podem alavancar novas rendas. Hotéis e restaurantes estão sendo procurados. Dinheiro de fora chegando à região.
Percurso
A rota já definida do Caminho de Santiago na região tem início em Campo Mourão. Depois segue por estradas rurais, passando por outros três municípios – Corumbataí do Sul, Barbosa Ferraz e Fênix. No trajeto, os peregrinos passam por mais de dez igrejas, além de trilhas e imagens em capelas. Além dos marcos religiosos, o caminho ainda é repleto de belos cenários da natureza. Uma combinação perfeita para meditação e, consequentemente, um encontro consigo mesmo e com Deus.