Integrado promove congresso técnico de medicina a partir de segunda-feira
Quais são os avanços mais recentes e as tendências promissoras no campo da medicina humana? Como a inteligência artificial, os dispositivos vestíveis, a bioimpressão 3D, os robôs cirúrgicos, a telemedicina e os prontuários eletrônicos vão impactar os trabalhos dos atuais e dos futuros profissionais da saúde? Esses e outros temas serão debatidos no VII Congresso Médico Acadêmico do Integrado entre 16 e 19 deste mês, no campus do Centro Universitário Integrado, localizado na Rua Lauro de Oliveira Souza, em Campo Mourão.
O evento deve reunir cerca de 200 participantes entre estudantes, médicos, professores e convidados. “Vamos proporcionar a troca de conhecimentos, o intercâmbio de informações, a difusão científica e a conexão com profissionais renomados da área da saúde em mais de 30 atividades ao longo dos quatro dias”, explica Débora Farina Ribeiro; estudante do sexto período de medicina no Integrado e uma das organizadoras do evento.
O congresso acontece todos os anos. É realizado pelo Instituto Integrado de Ciência e Tecnologia (IN2), organizado pelo curso de Medicina do Centro Universitário Integrado e Centro Acadêmico Willfried Baer. A programação de 2024 inclui minicursos, palestras ministradas por especialistas reconhecidos, workshops, apresentações de trabalhos científicos, a 1ª Mostra MedCultura: Celebre a Arte na Medicina e o Festival de Poemas; um concurso que combina a paixão pela medicina, a poesia e é aberto aos amantes da ciência e das artes.
No evento também serão abordados temas como a influenza e suas complicações, choque cardiogênico, síndromes coronarianas agudas, investimentos, finanças pessoais, o cooperativismo na Unimed e vários outros assuntos. “O congresso promove o networking, contribui para o desenvolvimento das competências clínicas e científicas dos futuros médicos e reforça a posição da instituição de ensino superior como um polo de excelência comprometido com a formação de profissionais altamente capacitados”, complementa Vitória Moreno; também acadêmica do sexto período de medicina no Integrado e uma das organizadoras do evento.
Outros temas que serão abordados e devem chamar a atenção dos participantes ao longo do VII Congresso Médico Acadêmico do Integrado envolvem os avanços tecnológicos que permitem a médicos e profissionais de saúde ter acesso a informações mais precisas e detalhadas sobre o corpo humano.
Entre esses progressos estão a personalização de órgãos e tecidos por meio da Impressão 3D, que tem causado uma revolução na forma como alguns tratamentos são realizados, tornando-os mais eficazes e menos invasivos. Dessa forma, torna-se possível criar estruturas biológicas complexas a partir de células e biomateriais, abrindo novas oportunidades para regenerar tecidos e órgãos.
Já a Realidade Aumentada possibilita uma visão mais clara e detalhada do interior do corpo humano durante procedimentos cirúrgicos, o que aumenta a precisão e reduz o risco de complicações.
Com o uso da Inteligência Artificial, a interpretação de exames laboratoriais pode ser mais ágil, contribui na previsão de resultados baseados em históricos médicos, auxilia na análise de perfis genéticos para antever a predisposição a doenças e sugerir intervenções preventivas personalizadas. “Com essas tecnologias cada vez mais avançadas, a medicina está entrando em uma nova era, onde o cuidado com os pacientes é mais personalizado e eficiente”, complementa Débora Farina Ribeiro.