Inteligência artificial aplicada ao agro é tema de debate em Campo Mourão
O Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão (Codecam), promoveu nesta segunda-feira (30), um encontro virtual onde discutiu a inteligência artificial aplicada ao agronegócio. O evento foi coordenado pela Câmara Temática do Agronegócio.
A reunião online contou com a participação da deputada Luisa Canziani, relatora do projeto de lei que pretende regulamentar a matéria no Brasil. O evento foi mediado pela advogada Dâmares Ferreira. Os professores Diego Bertolini, Juliano Foleis e Rodrigo Hubner da UTFPR também participaram do debate.
Na ocasião, eles destacaram pontos de preocupação a respeito do regime de responsabilização dos desenvolvedores e operadores dos modelos de inteligência artificial, a governança regulatória, possibilidades de vieses no agronegócio, e mecanismos de calibragem que poderão ser criados para equilibrar as relações concorrenciais entre os grandes e pequenos produtores rurais em um cenário intensivo de utilização de inteligência artificial no agronegócio.
Segundo Dâmares, em breve a deputada Luisa Canziani apresentará o seu relatório com o encaminhamento do projeto de lei a plenário para a votação da Câmara dos Deputados. “Antes disso, a organização do evento pretende enviar à deputada algumas propostas de ajustes no texto do projeto de lei substitutivo”, falou a advogada.
O evento foi realizado com apoio da UTFPR, Unespar, Unicampo, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Regional do Governo do Paraná, Secretaria de Agricultura de Campo Mourão e Sistema Regional de Inovação.