Intensa onda de calor gerará temperaturas recordes em Campo Mourão, diz Inmet
A intensa onda de calor que atinge todo o Estado nas últimas duas semanas, deverá gerar temperaturas recordes em Campo Mourão e região entre hoje até a próxima quarta-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No município, para se ter ideia, os termômetros devem atingir neste sábado os 38ºC.
Para domingo (24) o calor será ainda mais intenso: estão previstos 39ºC, enquanto na segunda-feira (25), os termômetros deverão atingir a casa dos 40ºC. Há cerca de 5 anos a cidade não registrava temperaturas tão altas a este nível, conforme o banco de dados meteorológicos do Inmet. Até a próxima quarta-feira, os termômetros não baixarão dos 37º. Ou seja, tem muito calor ainda pela frente.
O Inmet prevê que não há previsão de chuvas pelo menos até a próxima quarta, em Campo Mourão. Com temperaturas tão elevadas e tempo seco, a umidade relativa do ar despenca, variando entre 25% a 30%. O índice ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% a 60%. Ao contrário do Inmet, O Sistema Tecnológico de Monitoramento do Paraná (Simepar), prevê instabilidades em todo o Estado já a partir de terça.
El Niño
O calor se deve ao fenômeno El Niño, atualmente predominante, que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ocasionando temperaturas mais elevadas, especialmente no verão. Essa condição tende a ocorrer nos próximos dois anos, tempo que normalmente o fenômeno El Niño predomina sobre o oceano.
Até então, a predominância era de La Niña (resfriamento), que permaneceu no Oceano Pacífico durante os últimos três anos. Conforme Institutos Meteorológicos, o La Niña predominou por mais tempo que o normal. Geralmente, ele tem duração de seis meses a um ano, mas permaneceu sobre o oceano desde 2020.
Os prognósticos meteorológicos indicam que a primavera deste ano começa às 03h50 deste sábado (23), encerrando à 0h47 de 21 de dezembro. A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.