Intervenção na Santa Casa apresenta resultados positivos após 9 meses
O aumento de atendimentos de pacientes e do faturamento SUS estão entre os pontos considerados mais positivos da intervenção realizada pelo município de Campo Mourão na Santa Casa regional no mês de fevereiro, que já completou nove meses. Os números foram apresentados em audiência pública na manhã desta sexta-feira (8), pelo interventor Sérgio Henrique dos Santos ao Poder Legislativo Municipal.
“A Santa Casa existe para atender pessoas, e o aumento do atendimento na UTI Neo e Adulta, o crescimento do faturamento SUS em trinta por cento e em sete meses sair de um déficit de mais um milhão de reais para uma condição de superávit demonstram que o hospital tem jeito e que enfrentava mesmo um problema de gestão”, avaliou o interventor.
Os dados apresentados revelam aumento no número de cirurgias, além do número de consultas e exames que passaram de 3.500 para 6.500 em nove meses. “O cenário ainda não é ideal, temos vários problemas internos, mas a equipe está comprometida para deixar o hospital em condições de atendimento conforme nossa população merece”, acrescentou.
Entre as várias situações consideradas alarmantes encontradas pela comissão interventora, Sérgio citou contas pagas que constavam como pendentes. “Isso é um erro gritante de gestão. Constatamos meio milhão de reais que constavam como dívida, que na verdade já estava paga. E esses números podem ser ainda maiores, porque o levantamento não terminou. Isso não pode ser admitido que aconteça novamente”, ponderou.
Assim, apesar de celebrar os avanços, o interventor ressaltou que há bastante trabalho pela frente. “Os resultados são satisfatórios, mas a gente não vive um mar de rosas”, informou. Para exemplificar, ele fez uma analogia com a própria área da saúde, ao dizer que a Santa Casa ‘ainda está na UTI’, mas já foi ‘extubada’, por isso necessita de muitos ‘cuidados’.
A audiência, conduzida pela vereadora Naiany Hruschka Salvadori, durou pouco mais de duas horas e, além do público presente no plenário da Câmara, foi transmitida ao vivo pela internet. A secretária municipal de Saúde, Camila Corchak, também participou. Após a exposição dos dados e considerações do interventor, o público presente teve a oportunidade de fazer questionamentos.
Serviço
A transmissão completa da audiência está disponível no site e-Democracia da Câmara Municipal de Campo Mourão: https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/81.