Itaipu Engenharia completa 30 anos de conquistas neste dia 4 de julho
Empresa genuinamente mourãoense, a Itaipu Engenharia completa 30 anos de fundação nesta quinta-feira (4). Conhecida como uma das maiores empresas de Engenharia do Paraná, ela é referência em produtos e serviços de engenharia, concretos, asfalto e agregados, sempre com o compromisso de investir em tecnologia, logística, crescimento e sustentabilidade. Por isso, no decorrer dessas três décadas, a organização tem muitas conquistas para celebrar.
As obras da Itaipu estão presentes em Campo Mourão, toda a região e, inclusive, fora do Paraná, visto que também há uma filial no estado do Mato Grosso do Sul. Para se ter ideia do avanço das produções, quando a pedreira iniciou as atividades, em 1994, gerava em torno de 2 mil toneladas de pedras por mês. “Hoje, faz quatro mil por dia”, ressaltou Marcelo Vendrami Marques, um dos sócios-proprietários.
Atualmente, a Itaipu Engenharia é responsável por mais de 40 obras que estão em andamento na região. Entre elas, uma das mais relevantes é a duplicação na entrada de Campo Mourão, na rodovia PR-317, obra essa que já está aproximadamente 80% concluída, conforme lembraram Marcelo e Eduardo José Ribeiro, o qual também integra o quadro societário.
Conforme destacaram os empresários, essa evolução foi se concretizando aos poucos, ‘passo a passo’, sendo que os maiores feitos começaram a ser percebidos há cerca de 15 anos. Todos os avanços e as conquistas só foram possíveis graças aos mais de 450 colaboradores do grupo, frisaram.
Como forma de reconhecer os serviços prestados pelos colaboradores – muitos dos quais estão há anos atuando na empresa –, uma campanha com o tema “Somos feitos de pessoas” está sendo realizada, com a colocação de 11 outdoors em diversos pontos de Campo Mourão. “A nossa história é feita dos colaboradores também”, salientaram os empresários.
Todos os setores serão representados nessa campanha: desde setor administrativo, até demais equipes, como da cozinha, da britagem, do asfalto, de obras, de terraplanagem, de drenagem, para citar algumas. “Cada um tem a sua história e a sua importância aqui dentro”, enfatizou Eduardo.
Também pensando no bem-estar dos trabalhadores, a organização dispõe de refeitório próprio e fornece alimentação para eles. Para isso, integram a equipe de cozinheiros e nutricionista oito pessoas, que servem mais de 200 refeições por dia. Outras ações, ainda, são desenvolvidas, sempre que necessário, como capacitações, cursos de máquinas e equipamentos, por exemplo.
No ano em que a Itaipu Engenharia completa seus 30 anos, outro momento marcante aconteceu, na noite de 29 de maio, com a entrega da Comenda 10 de Outubro à empresa, na Câmara Municipal de Campo Mourão. A sessão solene foi realizada em comemoração a essa trajetória da empresa no município e em agradecimento pelas significativas contribuições dela para o progresso da comunidade.
Olhando para o futuro
A Itaipu Engenharia está entre as maiores empresas de Campo Mourão e vem se destacando cada vez mais no Paraná também. Já para 2025, serão investidos mais de R$ 20 milhões em uma nova planta de britagem, que será uma das mais modernas no Paraná.
Os sócios também destacaram que a empresa deverá renovar a frota de caminhões e máquinas, trabalho que já vem sendo realizado constantemente. “Só este ano já foram mais de oito milhões em máquinas, equipamentos e caminhões”, exemplificaram os empresários.
Primeiros equipamentos: ‘aqui começa a história’
A história da então Pedreira Itaipu começou em 1994, quando os caminhoneiros Carlos Ribeiro (in memoriam) e Edson Choptian se tornaram sócios-fundadores da empresa, no local em que, na época, era uma chácara que Carlos comprou alguns anos antes, em 1989. Em uma de suas viagens como motorista, Carlos encontrou um britador. “Aqui começa a história”, disseram os atuais proprietários.
Desde então, vendo o potencial de pedras existentes na propriedade, foram feitas as primeiras britagens no local, transformando grandes rochas em britas. A Pedreira Itaipu foi crescendo e se constituindo dia a dia. Em 2007, Marcelo passou a fazer parte do quadro societário da empresa. De lá para cá, muitos avanços foram sendo observados.
Em 2013, foi inaugurada uma nova linha de produção de brita, impulsionando o progresso da empresa. No mesmo ano, outro investimento significativo foi a aquisição de uma usina de asfalto. Já em 2015, introduziu a central de concreto usinado.
Por sua vez, em 2017, os serviços expandiram para a realização de obras, passando a atuar fortemente no setor de infraestrutura, terraplanagem, galerias pluviais, pavimentação em áreas urbanas e rodovias, por meio da Construtora Itaipu. Em 2020, mais uma usina de asfalto precisou ser adquirida para suprir a demanda. Já o ano de 2022 também foi constituído como um marco, passando de Pedreira Itaipu para Itaipu Engenharia.