Jovem de 24 anos ganha a vida com entregas de “bike”
Há cerca de dois anos o jovem Daniel Felipe da Silva, hoje com 24 anos, decidiu investir em uma atividade até então inexistente em Campo Mourão: fazer entrega de bicicleta. A ideia surgiu no período de tempo que morou em Curitiba. “Gostei muito e como estava a fim de voltar para Campo Mourão, pensei em arriscar com essa inovação”, justifica Daniel, que mora na área central e hoje ganha a vida nessa atividade, com mais três funcionários. Para cada um ele paga R$ 1,4 mil por mês.
Como toda atividade, o início foi cheio de incertezas. “Fiquei pensando como convencer o cliente que meu serviço daria certo. Então peguei um caderno e uma caneta, saí de loja em loja fazendo perguntas para os empresários sobre o interesse deles. Sem cartão, sem nada, uma loja me ligou e pediu meu serviço. Esse foi o pontapé inicial”, explica Daniel.
Atualmente 10 empresas usam o serviço de entregas dele na área central, entre eles o Paraná Supermercados. “Com a pandemia caiu um pouco a clientela, mas já cheguei a atender 18 empresas”, conta. Para a entrega nos bairros, ele já contratou serviço com moto. Com apoio da prefeitura de Campo Mourão, está montando uma start up, denominada JáEntrego. Até então, o serviço é acionado por aplicativo de mensagem.
Para as entregas, ele prioriza produtos adequados para carregar em caixas fixadas na parte traseira da bicicleta, que não sejam muito pesados. “No centro cada entrega demora de 5 a 10 minutos”, afirma. Além da rapidez, Daniel cita como vantagem da entrega com bike a questão ambiental e facilidade de estacionamento, já que a bicicleta pode ser colocada em qualquer lugar. Já entre as desvantagens estão a falta de ciclovias e os períodos chuvosos.
“A gente tem que entender que só conquistamos as coisas quando colocamos em prática. É preciso arriscar, apresentar-se ao mercado e ter persistência”, argumenta o jovem, que sonha em cursar faculdade de Ciência da Computação. “Meu foco é terminar o ensino médio e fazer um curso de graduação”, completa.