Jovens Ucranianos de Campo Mourão marcam presença em gincana eparquial em Roncador
Um grupo de 12 pessoas que compõem os Jovens Ucranianos de Campo Mourão (Jucam) estiveram presentes na XVII Gincana Católica da Eparquia Ucraniana, que aconteceu na Paróquia São Nicolau de Roncador, nesse domingo (14).
Sempre que possível, os integrantes do grupo participam do evento, que a cada ano é realizado em uma cidade que faz parte da Eparquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O presidente do grupo Jucam, Eduardo Kurek, comentou que o encontro permite reunir comunidades de diversos outros lugares e conhecer pessoas novas.
“O evento foi muito divertido, com palestra, missa, várias brincadeiras e oração à Maria”, comentou. Conforme afirmou, os jovens tiveram a oportunidade de fazer novas amizades e terem contato com diversas experiências. “Demos muitas risadas, mas também refletimos profundamente sobre o tema da gincana: ‘Jovens, sejamos missionários da esperança!’”, destacou.
A gincana, em Roncador, foi realizada pelos Jovens da Congregação Mariana, do município, e pela Pastoral da Juventude (PAJUV). Compareceram ao evento, neste ano, 20 comunidades, com representantes, além de Campo Mourão, de Prudentópolis, Guarapuava, Cantagalo, Candói, Palmital, Pitanga e Juranda.
Os jovens assistiram a uma palestra e participaram da Santa Missa celebrada pelos padres Pároco Mário Preschasniuk e José Claudio Melnicki. Após o almoço, aproveitaram o restante do dia com as brincadeiras propostas na gincana, com provas religiosas, que foi realizada no Ginásio de Esportes Edivaldo Vieira.
Ao final do dia, as equipes vencedoras foram premiadas pelo grupo Congregação Mariana da Paróquia São Nicolau de Roncador. Guarapuava foi definida como a cidade que sediará a gincana da Eparquia no ano que vem.