Judoca mourãoense Leandro Maia conquista 1º lugar no Ranking Nacional

Last Updated on 25/06/2024 by Walter Pereira, Tribuna do Interior

O judoca mourãoense Leandro Maia, atleta de judô Veteranos, está com motivos de sobra para comemorar. É que ele acaba de alcançar um feito e tanto para Campo Mourão: conquistou o 1º lugar no Ranking Nacional do Esporte na sua categoria (40 a 44 anos- M3), meio leve – 66 quilos.

“Com muita humildade mesmo, me sinto muito feliz por estar no topo. Sinal que todo nosso esforço, dedicação e disciplina ao esporte vem surtindo efeito. Agradeço a todos, amigos, familiares e principalmente patrocinadores que me ajudaram a chegar até aqui”, declarou o judoca.

Dentro do esporte, a Classe Veteranos inclui atletas a partir de 30 anos com subdivisões de peso e idade, sendo que no masculino são mais de 60 categorias. No penúltimo ranking, Maia estava em 8º lugar. Porém, sua reviravolta veio com o vice-campeonato Sul Americano e o atual título Paranaense conquistado em Campo Mourão em maio.

Medalhas conquistadas com suor e esforço pelo judoca entre maio de 2023 e maio de 2024: “Orgulho”, diz ele

Estes dois feitos tornaram o atleta como sendo o mais melhor ranqueado do Brasil na sua categoria, alcançando o topo. Maia lembra que de todos os atletas masculinos de Judô Veteranos do Paraná, apenas cinco ocupam a primeira colocação no ranking Nacional (top 1).

Agora o próximo desafio do sensei e atleta Maia é o Campeonato Brasileiro da classe que ocorrerá entres os dias 23 a 25 de Agosto de 2024 na cidade de Anápolis, Goiás. A competição é considerada uma das mais fortes do circuito Nacional, onde o atleta busca patrocínios para sua participação.

Maia pratica o Judô desde pré-adolescência, onde compôs a seleção Capixaba de Judô, seu estado de origem, por vários anos. Pelo estado Capixaba, ele foi medalhista juvenil em campeonatos Brasileiros e Interestadual, além de Campeão Capixaba em diferentes categorias.

“O judô é um esporte de referência principalmente para os pais que buscam disciplina, socialização e desenvolvimento motor dos seus filhos. A escolha pela competição será consequência da trajetória de cada criança, neste esporte que tem como proposta o ‘caminho suave’ para transformação social”, destacou Maia, orgulhoso por conquistar o topo.