Lions Club de CM promove ‘Drive-Thru Solidário’ no Dia Mundial da Limpeza

O Lions e Leo Club de Campo Mourão irão promover neste sábado (17), uma ação de limpeza no município. A iniciativa será em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, lembrado no domingo (18). A data é comemorada em mais de 190 países, que juntos promovem limpeza ambiental, limpeza digital e limpeza mental. Na ocasião, o Lions Club, em parceria com demais entidades, realizará também o “Drive-thru Solidário”.

O evento será na sede do Lions, em frente ao Sesc para arrecadação de roupas, calçados, roupas de cama, brinquedos, entre outros. A ação será das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas. A população interessada em participar do Dia Mundial da Limpeza pode fazer qualquer ação relativa a data em casa e se cadastrar no link https://www.limpabrasil.org/cadastro-voluntarios/ para receber um certificado com 15 horas contanto como atividade extracurricular.

Dia Mundial da Limpeza

Há 5 anos, o dia 18 de setembro foi escolhido para representar o Dia Mundial da Limpeza, em que voluntários do mundo todo vão para as ruas fazer mutirões em busca de ruas e praias mais limpas. Segundo a organização sem fins lucrativos Limpa Brasil, que representa a iniciativa no País como parceira do movimento global Let’s do It, desde 2018, 50 milhões de pessoas ajudaram a limpar suas cidades, rios e comunidades. A estimativa é que 280 mil toneladas de resíduos tenham sido coletadas neste período.

No Brasil já foram realizadas ações em mais de 1,2 mil cidades com a participação de mais de 650 mil pessoas e coleta de 1,22 mil toneladas de resíduos. Neste sábado, projetos como os da rede Biomar (Coral Vivo, Albatroz, Baleia Jubarte, Golfinho Rotator e Meros do Brasil) estão realizando mutirões de limpeza simultâneos em diversas regiões do país, inclusive limpezas nas praias, com recolhimento de materiais subaquática com ajuda de mergulhadores.

Ao final dos mutirões os resíduos passam por uma triagem, onde é feita a seleção por categorias (metal, plásticos, papel, etc.), a contagem e a pesagem. Os dados serão compilados pelo projeto Coral Vivo e inseridos no “Painel Nacional do Ministério do Meio Ambiente”. O relatório final deve servir de base para subsidiar políticas públicas para o combate ao lixo no mar e sensibilizar a sociedade para uma geração e destino de resíduos mais consciente.