Maio Amarelo: palestras, blitz educativa e ações para crianças seguem até fim do mês
O Detran de Campo Mourão em parceria com a Polícia Militar (PM) e município segue com a programação da campanha Maio Amarelo, com atividades pela cidade. As ações incluem ações educativas voltadas a condutores, pedestres e ciclistas, palestras e blitz educativa para mostrar, por exemplo, a importância de usar o cinto de segurança, além da conscientização sobre os riscos do uso do álcool e a direção. Já o Detran realiza o projeto Detranzinho, que simula um ambiente de trânsito, óculos virtual e contação de histórias.
“Durante este mês estaremos indo também às empresas para conversar com funcionários e empresários sobre a importância de sempre dirigir na defensiva”, falou o chefe do Detran em Campo Mourão, Leandro Cristiano da Silva, ao destacar que a pressa é a pior “inimiga” no trânsito. “Ao sair para rua, dirija sempre com cuidado e atenção. Celular na direção nem pensar. O cinto de segurança também, deve ser hábito dos motoristas, pois este dispositivo pode salvar vidas”, ressaltou.
Em Campo Mourão, a Secretaria de Mobilidade Urbana divulgou que só em 2023, a cidade registrou 1.034 acidentes de trânsito, que resultaram em 35 mortes, além de centenas de feridos. Na média anual foram quase três mortes por mês em 86 acidentes. Mensalmente é emitida uma média de 2 mil multas por desrespeito às leis de trânsito. A maioria por dirigir usando celular ou estacionamento irregular.
No município, a campanha tem como tema “Paz no trânsito começa por você”. Até o dia 27 deste mês estão programadas palestras em escolas, postos de saúde ou empresas. Nesta quinta-feira (16), haverá uma blitz educativa em conjunto com Polícia Militar e Detran no centro da cidade. Já no dia 23, a blitz educativa será nos bares Santo Mé, Bombar e 609, com participação da PM, Detran e clube de motos.
O fechamento da programação será no dia 29 de maio pela manhã, na Praça São José, com gincana educativa da PM, com participação de escolas, Detran e realização do dia do desafio com o Sesc.
Maio Amarelo
Maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção no trânsito porque foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias.
Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade.
O amarelo simboliza a atenção no trânsito e foi definida também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU estabeleceu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo.