Maioria das CNHs emitidas no ano passado foi para mulheres

Das 1.927 Carteiras Nacional de Habilitação (CNH) emitidas de janeiro a novembro de 2019 pela 8ª Ciretran de Campo Mourão, em torno de 62 por cento foram para mulheres. Somente para o município de Campo Mourão, o total de CNHs emitidas nesse período foi de 1.257, das quais cerca de 750 destinadas a condutoras do sexo feminino.

“As mulheres estão conquistando espaços em todos os setores e no trânsito não é diferente. Elas são maioria para tirar a primeira habilitação, que hoje é um documento exigido, inclusive, para muitas vagas no mercado de trabalho”, ressalta o chefe da Ciretran, Leandro Cristiano da Silva.

Além de utilizar o veículo para deslocamento ao trabalho, geralmente as mulheres são a maioria entre os motoristas que levam e buscam os filhos nas escolas. “A independência conquistada por elas ao longo do tempo contribuem muito para essas estatísticas”, avalia Leandro.

O diretor de um centro de formação de Campo Mourão, Ernani Zavadniak, disse no ano passado que atende por mês entre 40 a 50 candidatos a motoristas, a maioria mulheres. “Por serem mais cuidadosas e responsáveis, a tendência é que o trânsito melhore cada vez mais com elas”, pondera Ernani.

A avaliação de Ernani corresponde aos números de motoristas participantes nos cursos de reciclagem, exigidos de quem extrapola os pontos na CNH por infrações de trânsito. “Mais de 70 por cento dos participantes nos cursos são homens. Eles são mais abusados, são os que mais dirigem sob efeito de bebida alcoólica e com certeza precisam aprender a dirigir com as mulheres”, ressalta o chefe da Ciretran.  

Em Campo Mourão, de janeiro a outubro do ano passado, 393 condutores passaram por cursos para recuperar a Carteira Nacional de Habilitação. Nesse período, 211 passaram pela reciclagem na 8ª Ciretran e outros 182 via on line ou por Centro de Formação. 

Mulheres influenciam diretamente na hora de comprar carro

Na hora de adquirir um novo veículo, a opinião das mulheres influencia diretamente. O gerente de uma concessionária em Campo Mourão disse que a proporção é de 50 por cento entre homens e mulheres para comprar um automóvel. “Mas mesmo quando os homens compram, elas são decisivas na escolha”, afirma.

Montadoras apontam que, em geral, mulheres destinam preferência por veículos com amplo espaço interno, porta-trecos variados e porta-malas generosos. Um estudo da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores realizado em 2017 apontou que elas respondem por 58% dos interessados em novos veículos. 

 “Além de muitas vezes ser a realização de um sonho da família, a influência da mulher na decisão de compra passou a ser muito grande, por conseguir ser emocional e racional ao mesmo”, avalia a gerente de outra concessionária. Percebendo isso, segundo ela, as montadoras vêm investindo cada vez mais em conforto e segurança para conquistar toda a família.