Mais 4 mortes por Covid em Campo Mourão e surto em três empresas

Mais quatro moradores de Campo Mourão morreram por complicações da Covid-19 nas últimas horas, o que eleva para 196 o número de óbitos pela doença no município. A Vigilância em Saúde municipal também está acompanhando surtos em três empresas, uma delas com necessidade de fechamento, já que todos os funcionários foram infectados.

“Infelizmente a contaminação está em todos os lugares. Recentemente teve um supermercado, ontem a Ciretran e hoje mais três empresas  com surto. Estamos acompanhando e orientando sobre os protocolos, que depende de cada situação. Vai desde o isolamento de um setor até o fechamento do estabelecimento e as medidas principais são a desinfecção do ambiente, quarentena para os casos positivos e monitoramento dos funcionários”, explica o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. 

Segundo ele, é considerado surto quando a contaminação passa de três casos no estabelecimento. Ele reforça que a estrutura da UPA do município está toda voltada ao atendimento da doença e mesmo assim a fila de espera passa de cinco horas nos horários de maior movimento. O município tem enfrentado dificuldade para conseguir oxigênio para dar conta de tanta demanda.

 “Assim como os demais serviços de saúde a capacidade operacional chegou no limite, tanto de insumos quanto de recursos humanos. As pessoas têm que se conscientizar que a única solução é não se contaminar, mas a impressão que a gente tem é que até a morte foi banalizada. Só o comportamento da população pode mudar a realidade da UPA”, ponderou o secretário. 

Hospitais

A ala covid dos hospitais de Campo Mourão também extrapolou a capacidade e ontem bateu novo recorde, com 41 pacientes na UTI, dos quais 15 mourãoenses. O boletim de quarta-feira trouxe mais 132 casos confirmados e o total chegou a 9 mil desde o início da pandemia. Só neste mês o número de mortes chegou a 28.

Na região foram mais 314 casos confirmados na quarta-feira (19) em 23 municípios. Houve mortes em Mamborê, Campina da Lagoa, Moreira Sales e Goioerê.