Mais de 170 quilos de alimentos são arrecadados durante bênção de veículos
Realizada há, pelo menos, 7 anos no Jardim Araucária, em Campo Mourão, mais uma vez, a bênção de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, não serviu apenas como símbolo de proteção aos veículos e seus ocupantes, mas também contou com um gesto concreto. Nesse domingo (29), durante a ação, foram arrecadados 174,9 quilos de alimentos e R$ 151,00 em dinheiro. As doações serão destinadas à Sociedade de São Vicente de Paula, que atende as entidades Lar Dom Bosco, Lar Dona Jacira e Lar Dona Joana.
A ação foi organizada pela Paróquia São Francisco de Assis, em parceria com a Associação de Moradores do Jardim Araucária. O presidente da associação, Cleverson Vieira Andreiow, agradeceu aos que contribuíram. “Obrigado a todos que ajudaram na campanha no dia da bênção de São Cristóvão”, expressou, ao comentar que foram arrecadados alimentos variados, como grande quantidade de feijão, açúcar, além de arroz, óleo e outros.
Neste ano, assim como no anterior, compareceram de 1.500 a 2 mil veículos, entre carros, motocicletas, ônibus e caminhões. A ação de fé foi iniciada no bairro, que tem o santo como um de seus padroeiros, há anos, pelo padre Gaspar Gonçalves da Silva. O religioso, que atualmente é pároco na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Iretama, foi empossado, recentemente, na Espanha, como Capelão do Caminho Iniciático de Santiago de Compostela.
São Cristóvão
O Dia de São Cristóvão é comemorado anualmente em 25 de julho. Porém, para possibilitar que mais motoristas participassem da bênção dos veículos, a ação, em Campo Mourão, foi realizada no domingo (28). O santo é reconhecido no catolicismo como o padroeiro dos motoristas e dos viajantes, pois há relatos de que ele era transportador de viajantes, assim como o condutor do próprio Cristo, daí o nome “Cristóvão”.