Mapa mostra circulação do Coronavírus por bairros em Campo Mourão

Professores do curso de cartografia e Ciência da Computação da Universidade Técnologica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, desenvolveram um mapa que mostra a circulação do Coronavírus (Covid-19), por bairros no município. O projeto foi desenvolvido pelo professor de cartografia e biodiversidade Edvando Vitor do Couto, juntamente com os professore de Ciência da Computação, Igor Wiese, Igor Steinmacher, e Reginaldo Ré, além da acadêmica de Engenharia Ambiental, Caroline Alves.

O mapa foi criado para auxiliar o poder público nas tomadas de decisões referentes ao enfrentamento ao Coronavírus. “A secretaria de Saúde nos cedeu os endereços com ocorrências de casos suspeitos, confirmados e óbitos na cidade. E com estes dados plotamos no mapa as ocorrências dos casos”, explicou o professor Edvandro do Couto. A partir destes dados os profissionais criaram um mapa de concentração e um mapa de densidade, conhecido também como mapa de calor. 

No mapa, os pontos pretos são casos suspeitos, que estão espalhados por todo o município, desde a região do Cohapar, no Lar Paraná, até o outro lado da cidade, no Conjunto Avelino Piacentini. Já os triângulos vermelhos, são casos positivos, concentrados na área central; Jardins Parigot de Souza; Ilha Bela; e Alvorada. Os círculos vermelhos com cruz são as mortes confirmadas, quatro no total, que neste caso são: um morador da área central, outro do  Conjunto Ilha Bela, Jardim Alvorada, e Conjunto Habitacional Parigot de Souza. “Percebemos um espalhamento [de casos suspeitos] também para as regiões do lar Paraná e bairros como Tropical e Aeroporto”, frisou o professor. Já o círculo amarelo com cruz se refere a óbito suspeito. 

Couto explica que quanto mais vermelha a cor do mapa, maior a densidade de ocorrência de casos de Coronavírus, o que pode ser percebido na região central da cidade e bairros mais próximos ao centro. Nos bairros mais distantes do centro, a densidade de casos é bem menor. “Desde o primeiro mapa que produzimos estamos percebendo o aumento da concentração em outros bairros também”, frisou o professor. 

Baseado nos dados, Couto afirmou que a taxa de crescimento de casos da doença é bastante rápida e acelerada em Campo Mourão. Ele disse que o mapa será atualizado semanalmente. “Esperamos que o mapa ajude o poder público a tomar as decisões corretas”, frisou. O mapa foi elaborado com dados a partir do dia 25 de março a 11 de abril. 

De acordo com o secretário de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, o cenário atual apresentado pelo mapa aponta que o Coronavírus está circulando por toda a cidade. “Os casos estão mais concentrados na área central”, ressaltou.

O prefeito da cidade, Tauillo Tezelli (Cidadania), disse que pelo tamanho da população (95 mil habitantes), Campo Mourão tem um caso de Coronavírus para cada 4 mil pessoas, enquanto a média nacional é um caso para 8 mil pessoas. “Essa é nossa preocupação”, disse ele. O gestor comentou também que os trabalhos feitos na Santa Casa para o tratamento de pacientes com Coronavírus foi verificado e aprovado pelo Governo do Estado, que encaminhou uma equipe técnica recentemente ao município para verificar in loco os procedimentos.