Material escolar lidera pedidos ao Papai Noel dos Correios

Das cerca de 200 cartinhas selecionadas pela agência dos Correios de Campo Mourão para a campanha de Natal, em torno de 60 por cento pedem material escolar ao Papai Noel. É o que informa o gerente da agência, José Alves da Cruz, que há mais de 20 anos realiza a campanha. Este ano as cartinhas podem ser enviadas até dia 5 de dezembro e a festa para entrega dos presentes será no dia 18, na sede central dos Correios.

A campanha “Papai Noel dos Correios” consiste em garantir um presente a crianças até 10 anos de idade de áreas carentes da cidade. As crianças que tiverem suas cartinhas adotadas por “padrinhos” receberão o convite pelos Correios para participar da festa. “Estamos surpresos que este ano, por vontade própria ou orientação da família, até agora a maioria está abrindo mão dos brinquedos para pedir material escolar”, ressalta José Alves.

O gerente revela que já foram recebidas cerca de 300 cartinhas, mas em torno de 30 por cento não serão colocadas para adoção por estarem em desacordo com a proposta do projeto. “Os pedidos devem ser coerentes, como brinquedos, roupas e no caso, material escolar. Cartas com pedidos de tablet, celular, notebook, por exemplo, são descartadas”, adverte.

Ele cita como exemplo uma cartinha em nome de uma criança de um ano pedindo uma piscina. “Claro que pela idade não é a criança que está pedindo e a pessoa solicita uma coisa desproporcional ao que propomos”, explica José Alves. Segundo ele, até agora cerca de 40 cartas foram adotadas e alguns “padrinhos” até já entregaram os presentes.

“Cada envelope deve conter só uma carta e o endereço apenas no envelope”, explica o gerente, ao enfatizar que a festa será apenas  para as crianças. “Só poderá entrar adulto caso a criança seja muito nova e necessite de acompanhamento”, orienta. Os Correios não distribuem cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. Elas ficam disponíveis apenas nas agências e não é permitida a entrega direta do presente, por isso o endereço da criança nunca é divulgado ou informado ao padrinho.

Quem tem interesse em adotar poderá entrar em contato com os Correios pessoalmente ou pelo telefone 3525-5101. “Também precisamos de apoio para a festa, como balas, sorvetes, pirulitos e refrigerantes, além de voluntários que possam ajudar a distribuir no dia”, ressalta o gerente. Todas as informações também são disponibilizadas no portal http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios

A campanha nasceu pela iniciativa de alguns empregados que, durante a rotina de trabalho, recebiam cartinhas escritas por crianças destinadas ao Papai Noel, mas sem endereço. Sensibilizados, alguns deles resolveram adotar as cartinhas e enviar os primeiros presentes. Com o passar do tempo, a ação foi ganhando proporção na empresa e acabou se transformando em um projeto corporativo dos Correios.