Mesmo com chuva, cemitério registra movimento intenso em Campo Mourão

Mesmo com a chuva deste sábado (2), Dia de Finados, o cemitério São Judas Tadeu, em Campo Mourão, registra movimento intenso de visitantes ao local. São pessoas com entes queridos sepultados no “campo santo”.

Além de pessoas de Campo Mourão, moradores de outros municípios da região também visitam o local. É o caso de Abílio Correia de Oliveira, 55 anos, morador da cidade de Tuneiras do Oeste. Ele, que se mudou de Campo Mourão há 25 anos, tem a mãe, o pai e dois irmãos sepultados no cemitério municipal.

Oliveira, que veio acompanhado da esposa e duas filhas, disse que há três anos não vinha a Campo Mourão para visitar os familiares sepultados. “Saímos de Tuneiras às 8 horas e fomos direto à casa da minha irmã, que mora no Santa Nilce. Tomamos café lá e já viemos com medo de a chuva engrossar”, comentou. Ele se assustou com o grande movimento no local. “Em anos anteriores que vim, parece que não tinha muita gente assim”, comparou.

Outro morador de fora que estava no cemitério municipal era João Pedro Calssavara, que veio de Araruna. Ele tem um tio sepultado na necrópole. Calssavara disse que todos os anos vem ao cemitério visitar o túmulo do tio e já aproveita para visitar outros túmulos. Ele disse que gosta de andar pelas sepulturas.

“Muita gente não gosta porque diz que o local tem energia pesada, mas para mim é o contrário. Me sinto muito em paz”, frisou. De Campo Mourão, ele disse que irá também para a cidade de Peabiru, onde tem dois primos sepultados.

Velário do cemitério é um dos locais mais movimentados pelos visitantes, milhares passarão pelo local ao longo do dia para ascender velas aos mortos

A expectativa é que este sábado seja de movimento intenso no cemitério o dia todo. Os maiores picos foram registrados logo após a abertura dos portões e após as 10 horas. O movimento maior está previsto agora para logo após o almoço e também no fim da tarde, a partir das 16 horas.

A estimativa é que o cemitério receba, entre hoje e este domingo (3), mais de 20 mil visitantes. Estima-se que mais de 40 mil pessoas estejam sepultadas no local, que tem mais de 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires. Uma equipe de funcionários da prefeitura está de plantão neste sábado para auxiliar quem precisar de ajuda, especialmente na hora de localizar o túmulo de algum ente querido.

Comerciantes ambulantes aproveitam a data para fomentar as vendas

Comércio ambulante

No comércio ambulante também é grande o movimento de consumidores para compra de velas, flores e fósforos. Pelo menos 52 vendedores foram cadastrados pelo município para a atividade.

A administração do cemitério reforça o pedido aos visitantes para que não sejam colocados vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e também que as embalagens de plástico sejam retiradas das flores. Os cuidados são recomendações da Vigilância Sanitária para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Grande público está sendo registrados nas celebrações das missas, que prosseguem até às 18 horas

Missas

As missas no cemitério municipal estão atraindo um grande público. A celebração das 10 horas, por exemplo, lotou o espaço ao entorno da capela. As celebrações continuam até às 18 horas. Os horários de cada uma são: 12 horas – Padre Adilson – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; 14 horas – Padre Rômulo – Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima; 16 horas – Padre Waldir – Paróquia São Francisco de Assis e 18 horas – Padre Wesley – Catedral São José.