Meteorologia prevê chuvas de sábado até terça-feira da próxima semana; frio volta com tudo

A tão esperada chuva deve chegar em volume significativo em Campo Mourão a partir deste sábado (15), quando estão previstos 13 milímetros. O tempo deve seguir chuvoso até terça-feira da próxima semana. O volume acumulado esperado para os próximos quatro dias é de 86,5 milímetros. A partir da quinta-feira da próxima semana, o frio deve voltar com tudo com os termômetros devendo atingir 5ºC graus. Veja mais informações abaixo.

Para este sábado (13)  estão previstos 13 mm; domingo (38 mm), segunda-feira (9,5 mm); e terça-feira (26 mm). Uma massa de ar frio que ingressou no Estado é que provocará as precipitações, segundo o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar). 

Conforme o órgão previu, as chuvas só chegam à região a partir da segunda quinzena deste mês. Nos 15 primeiros dias de agosto, foram registrados apenas 9,8 mm de chuva em Campo Mourão. A média histórica para o mês são 75 milímetros. 

Algumas cidades da região registraram volumes mais elevados na quinta-feira (13), como Roncador, por exemplo: 28 mm. A chuva já melhorou a situação de secura. A umidade do ar, por exemplo, que estava variando entre 30% a 35% subiu para 50% na região. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ar ideal para saúde é entre 50% e 80%.

Para a agricultura, o tempo seco vem sendo benéfico, principalmente para a colheita do milho que já ultrapassou 60% da área cultivada. Como o trigo gosta de clima mais seco não estava sentindo os efeitos da estiagem. 

Por outro lado, vem gerando apreensão, principalmente em algumas comunidades rurais de Iretama que já correm risco de desabastecimento nos próximos dias, casos as previsões não se confirmem. As regiões geralmente mais afetadas nesta época são Assentamento Muquilão, com cerca de 130 famílias; Pantelária (50 famílias); e 400 Alqueires, com aproximadamente 20 famílias. 

“Acredito que se não chover bastante nos próximos dias, os moradores destas comunidades já começarão a pedir para levarmos água”, preocupou-se o prefeito de Iretama Wilson Carlos de Assis.

Temperatura

Segundo o Simepar, a previsão é que as temperaturas voltem a despencar a partir da quinta-feira da próxima semana. A mínima prevista para este dia é de apenas 5ºC graus. Sexta-feira (21), sábado (22) e domingo (23), o frio será ainda mais intenso, com as temperaturas variando entre 2ºC a 4ºC. Há previsão de geada no domingo da próxima semana. A temperatura máxima varia entre 16ºC a 26ºC nos próximos dias.