Metodologia e estrutura de ponta são destaques do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicampo
Aulas práticas já a partir do primeiro semestre, duração de quatro anos, turmas reduzidas, laboratório aberto diariamente até às 23 horas, aulas presenciais e professores com atuação no mercado de trabalhos são alguns dos diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pela Faculdade Unicampo, de Campo Mourão. A graduação é oferecida desde 2017 pela instituição e tem nota 4 na avaliação do Ministério da Educação em uma escala que vai até 5.
Acadêmicos não apenas de Campo Mourão e região, mas também de outras áreas do Paraná, fazem o curso que é ministrado das 19 às 22 horas, com atividades de trabalho prático extraclasse. O arquiteto tem diversos campos de trabalho, atuando em projetos de interiores e em projetos e obras residenciais, bem como em paisagismo e planejamento urbano.
Outro ponto favorável à profissão é que o ramo da construção civil está bastante aquecido, com crescimentos anuais constantes, o que demanda profissionais da área, principalmente para projetos e obras residenciais. O profissional pode atuar em diferentes espaços na sociedade, desde prefeituras municipais, escritórios, construtoras, marcenarias, empresas de revestimentos, jardinagem, etc. Enfim, em tudo que engloba a construção civil.
A demanda da construção civil residencial é bastante alta e o mercado mostra-se promissor também para os próximos anos. Mas além da construção, o arquiteto pode também atuar no planejamento urbano, dentro dos órgãos públicos, auxiliando e ordenando o crescimento urbano, aplicando conceitos de sustentabilidade no seu sentido mais amplo, incluindo os aspectos financeiros, sociais e ambientais.
Curso
Arquitetura e Urbanismo é um curso abrangente em diversos campos, incluindo disciplinas de história, artes e cálculo, além de disciplinas de projeto, onde a criatividade é bastante explorada. O curso não exige que o aluno tenha domínio de desenho a mão, mas haverá atividades manuais que ele poderá explorar com a técnica que se sentir mais à vontade. O uso de softwares permeia diferentes atividades do curso e os professores orientam na escolha e em como utilizá-los na prática.
Os docentes da Faculdade Unicampo vêm da prática do mercado e aliam todo o conhecimento passado em sala de aula com a prática real. As turmas reduzidas é uma das vantagens no curso da instituição, pois criam um vínculo maior entre aluno e professor, fazendo com que os atendimentos sejam mais personalizados. As aulas práticas já se iniciam desde o primeiro semestre, com o apoio dos professores e o conhecimento teórico se transforma em experiência. Na Faculdade Unicampo, o curso de Arquitetura da Unicampo – diferente de outras instituições – o curso tem duração de 4 anos, graças a otimização da grade para reduzir um ano de duração.
A rotina do arquiteto é bastante flexível e diversificada. Como são variados os campos de atuação, também é variada a rotina diária. O profissional pode optar por trabalhar mais em escritório, em órgãos públicos, ou também no canteiro de obras. Na construção civil, o profissional pode atuar desde a primeira linha da concepção do projeto até a definição dos detalhes de mobiliário, passando por iluminação e paisagismo.
Assim, a formação do arquiteto é interdisciplinar, pois a aplicação do conhecimento não está presa em somente uma área, mas sim de forma ampla e conectada com diferentes saberes.
Vestibular
A Faculdade Unicampo oferece 70 vagas no curso de Arquitetura e Urbanismo e as matrículas continuam abertas até o dia 25 de fevereiro. Também pode ser utilizada a nota do Enem. A avaliação dos inscritos será realizada através de uma redação e pode ser presencial ou on-line. O candidato tem uma hora para a realização da prova. No caso da opção por prova presencial, será realizada na Faculdade Unicampo, na data escolhida pelo candidato no momento da inscrição. Já no caso de prova online, o candidato deve agendar através do site da instituição, escolhendo as datas disponíveis. Será enviado um link para a realização da prova.