Ministério da Cultura aprova projeto para o Natal de 2025 em Campo Mourão

Elaborado e encaminhado pela Associação Sou Arte (ASA), o projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal” para 2025 já foi aprovado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. Será a oitava edição do projeto, que estreou em 2017 e revolucionou as comemorações natalinas no município, por meio do desenvolvimento de uma vasta programação cultural.

A companhia artística foi comunicada pelo órgão federal acerca da aprovação do projeto para o próximo ano e a busca por empresas patrocinadoras, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, começa já nos primeiros meses de 2025. Ao longo do ano, são desenvolvidas gestões junto a empresas para que destinem parte de tributos devidos ao projeto, por meio da Lei Rouanet.

O projeto tem como principal motivador o prefeito Tauillo Tezelli. Foi ele que, no primeiro ano da sua terceira gestão à frente da prefeitura de Campo Mourão, desafiou a ASA a idealizar um projeto para tornar o Natal da cidade referência no Paraná, por meio da retenção de parte dos tributos recolhidos pelas empresas.

Na época, eram muitas as queixas por parte da população e dos empresários, afinal, a programação natalina se resumia, praticamente, ao evento de chegada do Papai Noel. Além disso, a decoração natalina também era motivo de muitas críticas e nenhuma atividade acontecia nos bairros.

Com o projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal”, as atrações passaram a atrair milhares de pessoas, inclusive de outras cidades da região. O Natal mourãoense passou, então, a ser noticiado em âmbito estadual e tornou-se referência para vários outros municípios.

O recorde de público é registrado todos os anos na abertura da programação, na praça da Catedral São José, com a apresentação de espetáculo pela trupe profissional da ASA e a chegada do Papai Noel. E o segundo maior público é registrado no tradicional Cortejo Natalino pela Avenida Irmãos Pereira.

A programação sempre inclui também a apresentação do espetáculo em bairros, Carreata Natalina e Mostra Cultural, além de outras atrações. A execução do projeto ficará, novamente, a cargo da ASA.