Morre aos 83 anos Munir Karam, ex-vice-prefeito de Campo Mourão
Morreu na manhã deste domingo (6), em Curitiba, aos 83 anos de idade, o ex-vice-prefeito de Campo Mourão e advogado Munir Karam, vítima de complicações de doença renal. Ele foi o vice do prefeito Horácio Amaral (1969/1973), além de juiz de direito em Goioerê. Em 2007, se aposentou como desembargador do Tribunal de Justiça o Paraná (TJPR).
Karam foi professor de direito do Departamento Jurídico da Prefeitura de Campo Mourão nas gestões dos prefeitos Milton Luiz Pereira, Rosalino Salvadori e Augustinho Vecchi. Em 1968 foi eleito vice-prefeito na chapa de Horácio Amaral, o primeiro vice-prefeito eleito pela vontade popular. Deixou o cargo em 20 de novembro de 1970, após ter sido aprovado em concurso para juiz. Ajudou a fundar o Rotary de Goioerê, tendo sido seu presidente.
“Em 2008, por nossa iniciativa, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Campo Mourão. Antes da campanha eleitoral tive a oportunidade de conversar com o Dr. Munir, pois queria apoio para lançar um livro de memórias de Milton Luiz Pereira. Infelizmente, sonho não realizado”, disse o historiador mourãoense, Jair Elias dos Santos.
Filho de Jorge Manoel Karam e Mary Mahfuz Karam, Munir nasceu no dia 16 de julho de 1937, na cidade de Curitiba. Casado com Vera Collodel e tem uma filha, Fabiana. Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1962. Pós-graduado em direito romano pela Universidade de Roma (La Sapienza).
Ele iniciou na carreira profissional como advogado. Ingressou na magistratura através de concurso em 29 de outubro de 1970, como juiz substituto. Atuou nas comarcas de Goioerê. Promovido a juiz de direito, a partir de 26 de dezembro de 1976 atuou nas comarcas de Cascavel, Maringá e Curitiba. Na capital atuou junto à Vara de Registros Públicos.
Foi professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde lecionou a disciplina de Introdução ao Estudo do Direito, professor de Prática Forense da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná e coordenador do Núcleo de Direito Civil do Seguro da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Em 4 de abril de 1994 tomou posse como juiz do Tribunal de Alçada, onde presidiu o Centro de Debates, Estudos e Pesquisas de 1994 a 1997. No dia 25 de outubro de 2002 foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Em dezembro de 2007, foi convidado pelo Governador Roberto Requião para ser membro integrante do Conselho de Administração da Copel, tomando posse em fevereiro de 2008. E, em junho deste mesmo ano, ainda a convite do Governador Requião, assumiu a presidência do Conselho Diretor da Paraná Previdência, onde já representava o judiciário desde a sua fundação, em dezembro de 1988. Aposentou-se, compulsoriamente, no dia 16 de julho de 2007. Munir foi membro da Academia Paranaense de Letras Jurídicas do Paraná.
Com informações de Jair Elias dos Santos.