Morre, aos 91 anos, Amélia Hruschka, pioneira e importante representante municipal e estadual

Faleceu, na manhã desta quinta-feira (19), por volta das 9h30, aos 91 anos de idade, a pioneira e importante referência nas esferas política e social em Campo Mourão e no Paraná, Amélia de Almeida Hruschka. Conforme familiares, Dona Amelinha, como era carinhosamente conhecida, estava internada na UTI do Hospital Center Clínicas em Campo Mourão desde o início deste mês, devido a um quadro de Doença Obstrutiva Pulmonar Crônica (DPOC).

Ela já havia sido internada no hospital no final do mês passado e precisou retornar, vindo a falecer nesta quinta-feira. A neta, Camila Hruschka informou que, devido à idade avançada e com o agravamento da saúde da avó, a família optou por mantê-la próxima.

Dona Amelinha, que é viúva do ex-vereador Alfonso Germano Hruschka, deixa quatro filhos, Greice, Afonso Celso, Carla e Marcelo, sete netos e quatro bisnetos. Entre os netos, está Naiany Hruschka, vereadora e atual candidata a vice-prefeita de Campo Mourão.

Camila expressou o desejo que a avó teria para o dia de hoje. “Ela não gostaria que a gente ficasse triste hoje, e sim feliz pela vida plena que ela viveu”, disse a neta, representando todos os familiares. Camila ressaltou que dona Amelinha viveu muito bem até recentemente, quando o estado de saúde se agravou.

A neta desejou, ainda, que as pessoas possam sempre celebrar a vida que a avó teve, guardando no coração as boas lembranças dela. “O legado que ela nos deixa é sempre seguir em frente com humanidade e respeito a todos e fazer sempre o bem aqueles que precisam. O lema dela sempre foi estender a mão ao próximo”, completou.

O velório terá início às 19 horas desta quinta-feira, na Capela do Prever. Já o sepultamento será nesta sexta-feira (20), às 15h30, no jazigo da família, no Cemitério Municipal São Judas Tadeu.

Trajetória

Nascida em Lima (SP), em 19 de fevereiro de 1933, Amélia de Almeida Hruschka teve uma carreira política notável como advogada, ex-vereadora, ex-deputada estadual e ex-suplente de senador. Ela foi vereadora em Campo Mourão de 1976 a 1982 e, entre 1983 e 1991, atuou como deputada estadual em duas legislaturas.

Também foi suplente do senador Afonso de Camargo Neto de 1979 a 1987, cargo que ocupou por meio de escolha indireta. Além disso, desempenhou o papel de superintendente da extinta Legião Brasileira de Assistência (LBA) no Paraná.

Radicada em Campo Mourão desde 1953, Dona Amelinha se casou em 1957 com o empresário Alfonso Germano Hruschka, com quem teve os quatro filhos. Sua atuação na área social no município também foi marcante e deixou um legado significativo. Não é à toa que ela é lembrada como a “mãe dos pobres”, sempre dedicando-se aos mais necessitados.


Qual é o seu canal preferido para receber nossas notícias de Campo Mourão e região?

Ver resultados

Carregando ...Carregando ...