Morre Prescila Francioli, ex-presidente do Conselho dos Contabilistas de Campo Mourão
Morreu na noite desta quarta-feira (25), em Curitiba, a contadora e escritora de Campo Mourão, Prescila Francioli, 52 anos de idade. Ela era também ex-presidente do Conselho dos Contabilistas do município.
Prescila havia sido submetida a um procedimento cirúrgico no coração, em julho, em Maringá, onde recebeu pontes de safena. No entanto, seu organismo, apesar de ter reagido bem inicialmente, não aceitou o procedimento. Seu estado de saúde se agravou e ela foi internada no dia 12 deste mês no Hospital Santa Casa, em Curitiba, onde morreu.
Prescila Francioli era casada há 27 anos com o também contador Cleber Roberto Francioli, delegado do Conselho Regional de Contabilidade – CRC em Campo Mourão e região. Ela deixa o esposo e dois filhos. O corpo foi transladado para Campo Mourão. O velório inicia às 14h30, no Prever, com sepultamento do corpo às 17 horas.
Quem era Prescilla
Prescila Alves Pereira Francioli era sócia-proprietária da empresa contábil Maranata Contabilidade e foi presidente do Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam) na gestão 2012-2013 e reconduzida ao cargo na gestão 2014-2015. Ela foi a primeira mulher a comandar a entidade, que recentemente completou 30 anos. Sob a sua presidência, a entidade obteve a Carta Sindical junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, que era reivindicada há cerca de 20 anos.
Prescilla também era escritora e lançou três livros: “Retratos de Uma Vida”, “Fogo e Chuva” e “O Mistério de Gaya”. Seu currículo aponta ainda que produziu artigos para jornais e revista, além da conquista de premiação como artigo científico “O direito ambiental na sociedade de risco” e venceu o prêmio de literatura Paulo Leminski. Formada em Ciências Contábeis (Fecilcam/1994) e em Direito (Centro Universitário Integrado/2006), possuía MBA em Gestão Empresarial (Cesumar/2012), mestrado em Teologia Ministerial e especialização em Educação Matemática, além de Licenciatura Plena em Matemática (UTFPR).
Ela lecionou em vários colégios de Campo Mourão, foi consultora e instrutora do Sebrae, instrutora do Senac e atuou ainda como perita judicial na Justiça Federal (em Campo Mourão) e na Justiça Estadual (em Cianorte). Em 2019, recebeu em Petrópolis (RJ) o Prêmio Orgulho Acadêmico/2018, outorgado pelo Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal (NALAP). No ano de 2018 passou a integrar o Centro de Letras do Paraná.