Mostra Cultural inicia nesta segunda em CM. Grupo folclórico da região estará entre atrações
No decorrer desta semana, de segunda (18) à sexta-feira (22), o público poderá assistir gratuitamente a apresentações diversificadas na praça São José de Campo Mourão. Serão diversas atrações de música, dança e outros gêneros na Mostra Cultural. Trata-se de mais uma realização do projeto Atividades Culturais “Campo Mourão Cidade Natal”. Entre as 16 apresentações, estará presente o grupo folclórico ucraniano da Associação Vesná, de Roncador.
Serão cerca de três apresentações por dia, das 20 às 23 horas. Os artistas foram selecionados por meio de chamamento público. Além disso, shows performáticos da Associação Sou Arte (ASA) serão apresentados na abertura da programação de cada noite e entre as demais atrações.
A Associação Vesná, por exemplo, estará no palco terça-feira (19), às 20 horas. Conforme o presidente da associação, Gabriel França, serão cerca de 25 integrantes que apresentarão 8 coreografias de dança. Ao todo, são aproximadamente 70 dançarinos que integram o grupo, conforme informou França.
Veterano na Mostra Cultural da Campo Mourão Cidade Natal, o Vesná, que já vai para a terceira participação, virá com novidade na edição deste ano. “Geralmente, a gente só participava com a categoria adulto. Dessa vez, vai também a nossa categoria juvenil”, revelou o presidente. Representando o grupo, França convidou todos a prestigiarem o espetáculo.
História do Vesná
Atualmente, com rica variedade de artes, como dança, teatro, coral, artesanato e língua ucraniana, a Associação Vesná teve um longo trajeto. O grupo foi criado no ano de 1977, por iniciativa das irmãs de Maria Imaculada e do Padre Marcos Heuko, então pároco da comunidade São Nicolau de Roncador. Naquela época, apenas jovens descendentes de ucraniano poderiam participar do grupo.
Por volta de 2007, Roncador foi sede do grandioso Festival de Danças Ucranianas. Logo após, o grupo ficou adormecido por cerca de 12 anos. A reestruturação do Vesná só aconteceu em 2015, com apoio do senhor Mário Kovalik (in memoriam) com uma nova identidade, transformando-se na atual Associação Vesná.
Desde então, para preservar o folclore ucraniano em dança, língua, teatro, canto e artesanato, o projeto conta com patrocínio da Coamo Agroindustrial Cooperativa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Além disso, recebe apoio da Embaixatriz Fabiana Tronenko.
Embora em menos quantidade, mas alguns integrantes antigo ainda fazem parte da associação atualmente. Para o presidente, o grupo representa a celebração da vida através da dança. “A palavra ‘Vesná’ significa primavera, e nós ucranianos acreditamos que, nessa estação, é quando tudo floresce e quando os jovens estão mais alegres e dispostos a celebrar a vida”, disse.
Desde que o Vesná se reinventou e retornou ‘aos palcos’, uma das apresentações mais marcantes, de acordo com França, foi em 2018, na Feira das Embaixadas, em Brasília. A participação do grupo foi viabilizada pelos laços que foram estreitados com a Embaixatriz da Ucrânia no Brasil, Fabiana Tronenko.
Em 2023, o grupo também fez uma importante apresentação no 40º Festival de Danças, em Joinville, maior festival de danças do mundo em número de participantes, conforme destacou França.
Programação completa da Mostra
Segunda-feira (18)
20 horas: Projeto Lado Beatles, de Campo Mourão
21 horas: Oversong, de Campo Mourão
22 horas: Hated, de Campo Mourão
Terça-feira (19)
20 horas: Associação Vesná, de Roncador
21 horas: Cia Os Palhaços de Rua, de Londrina
22 horas: Poeta Loko, de Maringá
Quarta-feira (20)
20 horas: Cia Ballet Educere, de Campo Mourão
21 horas: Grand Class Estúdio de Dança, de Campo Mourão
22 horas: Grupo Pôr do Sol, de Quinta do Sol
Quinta-feira (21)
20 horas: Grupo Carpe Diem, de Campo Mourão
20h45: Coral Sicoob Metropolitano, de Maringá
21 horas: Timbó, de Campo Mourão
22 horas: Orquestra Viola no Campo, de Campo Mourão
Sexta-feira (22)
20 horas: Banda Influência, de Campo Mourão
21 horas: Banda Acende o Farol, de Campo Mourão
22 horas: Ministério Tua Palavra, de Peabiru