Municípios se mobilizam no sábado no ‘Dia D’ de vacinação na Comcam
Municípios da região de Campo Mourão estarão mobilizados neste sábado (11) no “Dia D” de vacinação contra gripe e Sarampo. Na região, há uma baixa procura do público alvo para receber a vacina. A imunização contra outras doenças também será realizada neste dia. No sábado, as Unidades de Saúde estarão abertas durante todo o dia para atender a população. A campanha contra gripe e sarampo foi prorrogada até o dia 24 deste mês.
Na região, a meta da 11ª Regional de Saúde é vacinar 131.960 pessoas ou, no mínimo, alcançar entre 90 a 95% deste total. “Para reverter esta baixa adesão a Secretaria de Saúde do Paraná convocou os municípios a fazer esta grande mobilização. Pedimos à população que se sensibilize sobre a importância em manter a vacinação em dia. Isso permite minimizar o risco de surtos e epidemias de diversas doenças”, destacou o chefe da regional, Eurivelton Wagner Siqueira, ao lembrar que o objetivo principal da mobilização é a ampliação da cobertura vacinal geral.
Para sábado, a vacinação contra a gripe será aberta a toda a população acima de seis meses de idade e os grupos prioritários são crianças, gestantes, puérperas, idosos, com 60 anos e mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde. Já a imunização contra o Sarampo tem foco nas crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos.
A população acima de cinco anos deve atualizar seu cartão vacinal, conforme o esquema preconizado pelo PNI, sendo que pessoas de cinco a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses de tríplice viral. Pessoas de 30 a 59 anos de idade não vacinadas devem receber uma dose da tríplice viral. Trabalhadores de Saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses de tríplice viral, conforme situação vacinal encontrada.
Siqueira lembrou que a vacina da Covid-19 também está disponível para toda a população a partir dos 5 anos. Os trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos devem atualizar esquema primário, 1ª dose de reforço e/ou a 2ª reforço, conforme intervalo preconizado (quatro meses da última dose).
Gripe
A vacina atualizada contra a gripe protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Em janeiro deste ano, o Paraná declarou epidemia de H3N2 após um aumento no número de diagnósticos e mortes em decorrência do vírus. Foram mais de dois mil casos e 118 óbitos entre dezembro e março.
A Secretaria Estadual de Saúde estima a aplicação de um milhão de doses do Calendário Nacional de Vacinação, de rotina e de campanhas vigentes contra sarampo, gripe e Covid-19, em crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes no sábado. Serão aproximadamente 500 salas de vacinas abertas para a ação em todo o Estado.
O “Dia D” é um movimento para incentivar a procura pelas unidades de saúde e atualizar a carteirinha de vacinação do adulto e da criança, especialmente com a diminuição da cobertura da imunização para diversas doenças. Será uma ação para colocar em dia as doses de proteção tanto da Covid-19 e influenza como das demais vacinas de rotina.
Números
O Paraná prorrogou a Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo, que teve início no dia 4 de abril. A cobertura vacinal contra a gripe, cuja a meta é de 90%, atingiu apenas 52,5%. O sarampo, que tem meta de 95%, atingiu somente 37,47% de cobertura nas crianças.
Outra campanha em andamento é a da vacinação contra a Covid-19. O Estado reforça a necessidade da continuidade da vacinação contra a doença, que tem cobertura da dose de reforço é 50,60%. Além das coberturas das campanhas em andamento, também estão baixas as de rotina: BCG (77,23%), Febre Amarela (71,38%), Hepatite A (77,39%), Hepatite B (57,18), Meningocócica (78,77%), Pentavalente (78,23%), Pneumocócica (80,46%), Poliomielite (77,19%), Rotavírus (78,41%), Tríplice Viral (82,45%) e HPV em meninas (62,51%) e meninos (46,10%).