Museu cataloga 50 mil negativos e digitaliza 25 mil fotografias

O Museu Municipal Deolindo Mendes Pereira, ligado a Secretaria Municipal de Cultura, concluiu o trabalho de catalogação de fotografias em negativos produzidas pela Assessoria de Imprensa do município de Campo Mourão de 1986 a 2005. Também foi finalizada a digitalização das fotos em positivo (papel). O trabalho durou dois anos.

A estimativa é que são mais de 50 mil fotos em negativo, onde constam registros de eventos da prefeitura, inaugurações, visitas de autoridades políticas e artistas, bem como a mudança urbana da cidade nestes 40 anos.

A digitalização das fotos em papel contemplou cerca de 25 mil registros. Começou com uma parceria com o campus da UTFPR e foi encerrada com a equipe do Museu. Este acervo também inclui fotos doadas pelos jornais Gazeta do Centro Oeste e Tribuna do Interior.

“É um trabalho muito importante de preservação da história da nossa cidade, visto que com a digitalização todo esse material estará a disposição da comunidade. Além de que, muitas dessas imagens poderão ser usadas para publicações nos meios atuais de comunicação, inclusive pelo próprio município”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso.