Museu recebe doações do Sindicato Rural e da Tribuna do Interior
O Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira”, instituição da Fundação Cultural de Campo Mourão, recebeu a doação de novos objetos para seu acervo. Trata-se de alguns equipamentos do jornal Tribuna do Interior e fotografias aéreas de Campo Mourão e Região dos anos de 1970 e 1980 utilizadas pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC), extinto em 1990.
Segundo o coordenador do Museu, o historiador Jair Elias dos Santos Júnior, além de enriquecer o acervo, os itens também oferecem novas fontes de pesquisas. Desde a extinção do IBC, o material estava sob a guarda do Sindicato Patronal Rural de Campo Mourão.
A decisão de doar as fotografias foi do presidente da entidade, Nery José Thomé, que considerou o Museu o lugar mais apropriado para a guarda da coleção de fotos. Além das imagens, foram doados uma mapoteca, projetor de slides, retroprojetor, equipamento de rádio amador e um ventilador, também usado no escritório do IBC em Campo Mourão.
A doção do jornal foi um computador dos anos de 1990, que até então não existia no acervo do Museu. Também foram doados equipamentos de revelação de fotografias, scanner e impressora. “Possivelmente, os primeiros equipamentos de informática do jornal”, conta Jair Elias.
Serviço
O Museu Municipal “Deolindo Mendes Pereira” foi criado em 1978. Funciona de terça a sábado das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Aos sábados das 8h às 12h. A entrada é grátis. Abre também para grupos em horários especiais, durante a semana e aos domingos.