No 1º dia de operação da ‘Zona Azul’ dá até para escolher vagas no centro de Campo Mourão

O problema crônico da falta de estacionamento, principalmente na área central de Campo Mourão parece ter sido resolvido com a implantação da “Zona Azul”, que começou a funcionar nesta quinta-feira (15) em Campo Mourão. No primeiro dia de operação do chamado estacionamento rotativo, vagas disponíveis são as que mais têm agora para quem precisa de uma. Parece até feriado na cidade.

Já nos arredores, onde ainda o sistema não foi implantado, a realidade é outra. Carros estacionados aos montes. A exemplo nas ruas Brasil e Santa Catarina, abaixo da Avenida Goioerê. Já próximo ao Colégio Marechal Rondon, motoristas disputam vagas. A reportagem da TRIBUNA deu um ‘giro’ pela área central da cidade. A sensação é até estranha. Parece que o comércio está fechado. Mas não. É a ‘Zona Azul’ funcionando na prática.

O proprietário da tapeçaria “Ponto do Tapeceiro”, na Avenida Goioerê, entre as ruas Araruna e Brasil, Antonio Clovis Macena, alugou um terreno baldio ao lado de sua loja para servir de estacionamento aos clientes. Assim como ele, vários outros empresários estão adotando esta medida.

Macena, disse que é favorável ao estacionamento rotativo. Segundo ele, muitos trabalhadores do comércio deixam seus veículos em frente às lojas, tomando vagas de possíveis clientes. “Isso prejudica o próprio comerciante. Aqui na avenida mesmo, a essa hora já não era para ter mais nenhuma vaga vazia”, comentou. Ele foi entrevistado pela reportagem por volta das 10 horas.

O empresário atua no ramo há 30 anos. Sempre teve sua loja. Na Avenida Goioerê está há 8 anos. Ele disse que a falta de vagas de estacionamento sempre foi um problema bastante sério em Campo Mourão. “Já tinha passado da hora da implantação da zona azul. Os usuários agradecem”, ressaltou.

O promotor de vendas, Claudio Henrique de Oliveira, que é de Maringá, ficou surpreso com a quantidade de vagas vazias na área central. Ele que sempre vem a Campo Mourão, disse que em outros momentos era uma ‘missão quase impossível’ encontrar vagas de estacionamento no horário comercial na área central da cidade. “O sistema, além de dar mais fluidez, com certeza, vai beneficiar os lojistas. Muitos clientes desistem das compras por não encontrarem vagas. É um avanço significativo no trânsito de Campo Mourão. A cidade já estava bem atrasada com relação a isso”, falou.

Na rua São Paulo, entre as Avenidas Capitão Índio Bandeira e Irmãos Pereira, geralmente até às 9 horas já era mais possível encontrar nenhuma vaga disponível. Pelo contrário, motoristas sempre disputavam um lugar nesta localidade. Agora sobram locais de estacionamento. “Aqui depois das 7h30 da manhã os carros já começavam a estacionar. Às 8h30, no máximo até às 9 horas, já não tinha mais vaga. A maioria era empregado do comércio que trabalha aqui próximo”, comentou a funcionária de uma empresa que pediu para não ser identificada. Segundo ela, clientes da empresa, de outras cidades, por várias vezes já tinham reclamado da falta de estacionamento.

‘Pare Azul’

O objetivo do ‘Pare Azul’ é melhorar as vagas destinadas a carros e motocicletas. Segundo o município, 20% do valor arrecadado será investido exclusivamente em melhorias no trânsito. O pagamento deverá ser efetuado somente em vagas de áreas demarcadas entre as avenidas Goioerê e José Custódio de Oliveira e das ruas Araruna e São José.

O diretor da Diretran, Luiz Antônio Sminka, explica que o estacionamento rotativo faz parte de uma série de medidas cujo objetivo principal, é melhorar a mobilidade urbana de Campo Mourão. O sistema era uma antiga reivindicação da população. Antes de implantar o modelo, o assunto foi discutido com entidades da sociedade, como Acicam e Polícia Militar. Na opinião de Sminka o sistema é democrático. “O motorista pode deixar o seu veículo onde desejar. Terá um pequeno custo, sim. Mas também pode deixar o carro algumas ruas abaixo do centro, onde não pagará”, explicou.

Como funciona

O veículo poderá ficar até duas horas na mesma vaga. O condutor poderá comprar créditos em lojas conveniadas, monitores da empresa ou aplicativo. Em cada placa haverá o “QR code” com o endereço do site para a aquisição dos créditos. A página já está disponível e o usuário poderá acessar as informações em pareazul.com.br/campomourao. Também está disponível o aplicativo nas lojas do Android e iOS. Basta pesquisar por Pare Azul.

O horário de funcionamento do estacionamento rotativo regulamentado pago será de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas. E aos sábados, das 9 às 13 horas. Em épocas especiais, como Natal, Dia das Mães, feirões e ações de venda promovidas pelo comércio local e demais datas comemorativas, o horário pode ser ampliado por ato da Diretran.

A tarifa para o estacionamento rotativo de motos é de R$ 0,50, a cada meia hora. Já carro, pagam R$1,00 a cada meia hora. Em ambos os casos o tempo máximo é de duas horas. Não estão sujeitos ao pagamento das tarifas previstas os veículos prestadores de serviços públicos essenciais, desde que comprovadamente em serviço de urgência e emergência.

Também ficam isentos de pagamento veículos de socorro médico e incêndio, transporte de carga e descarga de bens e valores bancários; transporte de combustíveis, coleta de lixo, manutenção de emergência em empresas, residências e em vias públicas das redes de energia, telefonia, esgoto sanitário e pluvial e de abastecimento de água.

A operacionalização do estacionamento rotativo será feita através de equipamentos eletrônicos expedidores de comprovantes de tempo de estacionamento, de modo que permita total controle da arrecadação, aferição imediata de receitas e auditorias permanentes, além de fornecer comprovante de pagamento aos usuários, como também através de sistema de aquisição de crédito via internet.