Nossa Senhora de Caravaggio: Paróquia comemora padroeira e Bodas de Diamante nesta sexta-feira

A Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio, localizada no Lar Paraná, comemora nesta sexta-feira (26), o dia da padroeira Nossa Senhora de Caravaggio. Concomitantemente, celebra Bodas de Diamante. Ou seja, seus 60 anos de fundação.

Desde a quinta-feira passada, a igreja está em festa. Com novena todos os dias, quermesse e ainda servindo o bolo da padroeira com uma medalha de ouro por noite, além de medalhinhas da santa. Nesta sexta, será celebrada às 19h30 uma missa de coroação à Nossa Senhora de Caravaggio pelo pároco da paróquia, Nilson Reis Gonçalves. Em seguida, a programação prossegue com quermesse.

Desde o início da novena a igreja vem sendo bastante movimentada pela comunidade da paróquia e de outras igrejas de Campo Mourão e região que participa das festividades. Este ano, o tema central da novena é: “Celebrando a santidade com Nossa Senhora de Caravaggio: Corações Ardentes, pés a caminho”. A cada dia a novena foi celebrada por um padre diferente.

Durante os dias de programação, a comunidade tem barracas de alimentação, vários tipos de doces, salgados, comidas e refrigerantes à venda. A Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio é a segunda igreja mais antiga de Campo Mourão. Só fica atrás da Catedral São José, que tem 81 anos. A renda da festa será revertida para a conclusão das obras, avaliadas em R$ 3 milhões, do centro catequético da igreja, que devem ser entregues este ano.

As obras da igreja contemplam um moderno centro de eventos, catequese e reuniões da paróquia. A obra, iniciada em 2020, deve ser concluída este ano. Padre Nilson, disse que o centro de eventos será um presente da comunidade aos 60 anos da paróquia. Ele lembra que toda a obra é custeada com recursos da comunidade, arrecadado por meio de promoções, dízimos, entre outros.

O padre comentou que trata-se de um projeto moderno e adequado à necessidade da paróquia. O pavimento térreo será um salão paroquial, com cozinha, refeitório e até fraldário. No segundo piso, além de um outro espaço para comportar mesas e cadeiras, também terá salas de catequese e sala de atendimento psicológico. O último pavimento, que pertence à Mitra Diocesana, terá apenas salas.

O prédio é dotado de sistema climatizado e energia solar (fotovoltaica). Quando a obra foi iniciada também começou a pandemia, o que causou atrasos no prazo e aumentou o custo.

Nossa Senhora de Caravaggio

Nossa Senhora de Caravaggio é um título dado à mãe de Jesus, Maria, que segundo a tradição católica apareceu na localidade de Caravaggio, na Itália, no ano 1432. No Brasil, o seu maior santuário fica na cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Em diversos municípios da Serra Gaúcha, região de forte influência italiana, tem-se o dia 26 de maio como feriado, realizando-se romaria anual ao santuário.

A estátua da Santa, localizada no altar do Santuário, foi feita pelo artista plástico conhecido como Stangherlin, em Caxias do Sul/RS, em 1885. O modelo da obra foi o quadro, em preto-e-branco, datado de 1724. A estátua foi trazida a pé, de Caxias do Sul a Caravaggio.

Milagre atribuído

Em 1949, a mãe dela, Aurora Nicoletto, estava grávida e corria risco de morrer devido a uma forte hemorragia. Os filhos de Aurora e outros familiares rezaram horas a fio diante do quadro de Nossa Senhora de Caravaggio, trazido da Itália pelo bisavô. O parto transcorreu normalmente e o bebê nasceu sem sequelas.