Novas tentativas de golpes contra MEIS são observadas em Campo Mourão
Novamente, Microempreendedores Individuais (MEIs) que utilizam os serviços da Casa do Empreendedor de Campo Mourão, instituição ligada à Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seidec), vêm enfrentando tentativas de golpes.
Somente até a tarde desta quarta-feira (2), mais de 17 tentativas de golpe foram aplicadas no município usando o mesmo número falso: (11) 5107-1501, com estelionatários se passando por atendentes do Simples Nacional. Na semana passada, mais de 50 notificações foram recebidas. No início deste ano, o secretário da pasta, Eduardo Akira Azuma, já vinha orientando o público-alvo do estabelecimento para redobrar a atenção, especialmente em relação à solicitação de pagamentos de taxas indevidas.
O padrão dos criminosos é o mesmo desta vez, normalmente com cobranças de boletos falsos. Na mensagem, enviada por WhatsApp, o microempreendedor recebe o seguinte aviso: “SEU MEI FOI SUSPENSO”. A justificativa fraudulenta é de que ele não pagou o DAS-MEI – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.
Na sequência, apresenta uma data indicando o suposto prazo final para regularizar a situação e a informação de que, após o determinado período, haverá o cancelamento definitivo do MEI. Na tentativa de credibilizar o contato e intimidar as potenciais vítimas, a mensagem finaliza com os seguintes dizeres: “Evite prejuízos e bloqueios judiciais. Regularize sua situação”.
Um alerta emitido pela Seidec nesta quarta-feira (2) ressalta a importância de as pessoas se atentarem inicialmente ao DDD do número que fez o contato. Isso porque, o DDD do golpista é 11, enquanto do Paraná, é 44. Além disso, o órgão municipal também lembra que o estabelecimento não envia mensagens de cobrança por WhatsApp.
Para evitar caírem em golpes, os MEIs devem ficar atentos, ainda, a outros detalhes. “A maneira mais correta de se certificar de que não está pagando um boleto falso, por exemplo, é observar quem é o recebedor. O recebedor é sempre a Receita Federal do Brasil, e nunca um banco digital”, alerta o secretário.
Serviço
Os canais oficiais de atendimento da Casa do Empreendedor de Campo Mourão são: telefone (44) 3815-8820, WhatsApp: (44) 98405-0663. O estabelecimento está localizado na Rua São Paulo, nº 1787, centro. Para mais dicas sobre como MEIs podem se proteger de fraldes, acesse o portal Empresas e Negócios, do Governo Federal: https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/orietacoes-sobre-fraude