Nove colégios estaduais recebem kits robótica em Campo Mourão
Nove colégios estaduais da área do Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão receberam kits de robótica na tarde desta sexta-feira (08). A cerimônia de entrega foi realizada na sede do NRE, com a presença do diretor de Planejamento da Secretaria Estadual da Educação, José Carlos Guimarães. Também compareceram o deputado estadual Soldado Adriano, a chefe do NRE, Ivete Sakuno, representantes dos colégios e os vereadores Escrivão Parma e Paulo Pilate.
Nesta primeira entrega foram contemplados quatro colégios de Campo Mourão (Dom Bosco, Marechal Rondon, Unidade Polo e Estadual). Os outros cinco são os colégios João XXIII (Mamborê), Alberto Santos Dumont (Campina da Lagoa), 29 de Novembro (Araruna), Adaucto da Silva Rocha (Luiziana) e Machado de Assis (Barbosa Ferraz).
“Esse kit é apenas um dos itens de tecnologia que estão indo para as escolas. Até o início do próximo ano todas as unidades de ensino irão receber”, disse o diretor da SEED. Segundo ele, no total serão atendidos mais de 250 colégios no Estado, em um investimento de R$ 9,1 milhões. A iniciativa faz parte do programa Robótica Paraná.
A chefe do NRE ressalta que a proposta é colocar a tecnologia à disposição dos alunos. “Na realidade em que vivemos temos que preparar nossos alunos para o mundo do trabalho, que hoje exige formação tecnológica”, observa Ivete. Ela acrescenta que cada escola terá um instrutor treinado para trabalhar com os alunos nas salas de informática.
Robótica
O programa Robótica Paraná foi lançado no final de agosto e oferece a alunos do ensino médio conteúdos de automação, conceitos de IoT (internet das coisas) e domótica – área relativa à integração de mecanismos tecnológicos em uma residência. Com o programa Educação para o Futuro, previsto para começar no ano que vem, a intenção é adquirir mais seis mil kits de robótica para os colégios da rede estadual.
Os kits são compostos por notebooks e um conjunto de peças com 448 componentes eletrônicos, que inclui motores, sensores, atuadores e microprocessadores arduinos, por exemplo. Os alunos contarão com materiais didáticos como videoaulas e cartilhas digitais, com instruções gráficas detalhadas que elucidam o passo a passo de cada proposta de atividade. Todos os materiais estão disponibilizados no site do Robótica Paraná.