NRE de Campo Mourão proporciona apoio psicológico a intercambistas
Há aproximadamente 1 mês, um grupo de 35 alunos da rede estadual de ensino do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Campo Mourão embarcou para diferentes destinos, em países de língua inglesa, para fazer intercâmbio. Isso foi possível por meio da 3ª edição do Programa Ganhando o Mundo, da Seed (Secretaria de Estado de Educação) do Paraná.
A fim de proporcionar apoio psicológico aos intercambistas, assim como aos familiares deles, a técnica pedagógica do programa, Sara Cristina Romeiro, com o apoio do psicoterapeuta Frank Duarte, desenvolveu um projeto exclusivo para o NRE de Campo Mourão, intitulado “Conte comigo em qualquer latitude”. “Auxilia demais os estudantes e é um diferencial do Núcleo Regional de Campo Mourão”, ressaltou a técnica pedagógica.
Como os jovens residem em diferentes países por cerca de 6 meses, o projeto foi proposto pela técnica, com co-autoria e colaboração voluntária de Duarte, desde a primeira edição do Ganhando o Mundo, em 2022. Na 1ª versão do programa, 5 estudantes foram para o Canadá, enquanto na 2ª, 8 foram para a Nova Zelândia.
Conforme a ex-intercambista Izamara Fernanda de Sá Nascimento, de Mamborê, que participou da 1ª edição e foi, portanto, para o Canadá, o trabalho desenvolvido pelo psicoterapeuta foi crucial para ela e os colegas aproveitarem ao máximo a nova experiência. “O Frank era muito atencioso, ele sempre ajudava a gente a superar nossos medos de uma forma divertida”, avaliou.
Leticia Lucasynski, do mesmo município, que foi para Nova Zelândia na 2ª edição, também ressaltou a relevância do projeto. “Realizar um intercâmbio é o verdadeiro significado de misto de emoções. Por isso o projeto de apoio psicológico é tão importante nessa fase”, disse.
Assim, em função do número reduzido de alunos que havia ido estudar em outros países naqueles momentos, Duarte realizou o acompanhamento deles sozinho. No entanto, nesta edição, o programa tomou uma proporção maior: somente do NRE de Campo Mourão, foram selecionados 35 estudantes: 6 estão na Austrália, 8 na Nova Zelândia, 19 no Canadá, 1 nos Estados Unidos e 1 na Inglaterra. Diante disso, a autora e o colaborador do projeto precisaram ir em busca de novas parcerias.
✅ Siga o canal da TRIBUNA no WhatsApp
Psicólogos voluntários
Para atender à demanda de alunos e, inclusive de familiares, a proposta foi atualizada e hoje conta com o trabalho voluntário, além de Duarte, de mais 9 psicólogos: Isabelly Menezes (CRP 08/35544), Maria Eduarda Rodrigues (CRP 08/40174), Rosmarli Greczyczyn Honieski (CRP 08/32212), Valdeyse Francyni Killer Paim (CRP 08/26437), Bruna Malysz Defendi (CRP 08/35611), Rebeca Favaro Assunção (CRP 08/28370), Pâmela Moraes Chiqueto (CRP 08/28898), Vanessa Helena Ruscetto (CRP 08/13910) e Maycon Willian Ornellas (CRP/PR 08-14518).
Rebeca, uma das voluntárias que foi convidada por Sara a colaborar com o projeto, disse que ficou muito contente quando recebeu o convite e por estar tendo a oportunidade de participar dessa experiência. No cronograma do projeto, há temas com sugestões para direcionamento de cada encontro, porém os psicólogos também atuam conforme as necessidades do grupo pelo qual são responsáveis. “Conversamos sobre as coisas boas e ruins que acontecem no intercâmbio, também fazendo algumas intervenções para lidar com as adversidades e ansiedade”, destacou Rebeca.
Conheça os voluntários:
Projeto “Conte comigo em qualquer latitude”
O principal objetivo do projeto “Conte comigo em qualquer latitude” é ofertar sessões de psicoterapia online e em grupos aos estudantes intercambistas da 3ª Edição do Programa Ganhando o Mundo 2023/2024. Para isso, em outubro de 2023, foi realizado um evento para troca de experiências das 3 edições e abertura do projeto deste ano, reunindo parte dos voluntários, a técnica pedagógica do programa, alunos das edições anteriores e da atual, entre outros participantes.
Em seguida, os profissionais iniciaram a preparação dos estudantes e seus pais no pré-embarque, com encontros online quinzenais. Agora, cada grupo de até 4 alunos, divididos por países, de acordo com cada fuso horário, está na fase de realizar encontros semanais com um dos psicólogos responsáveis. Após encerrado o intercâmbio, o acompanhamento psicológico terá continuidade por mais 30 dias, também uma vez por semana. Os encontros têm previsão de encerrar em agosto deste ano.
Espera-se que, com esse trabalho, os estudantes amenizem a tensão, os conflitos internos emocionais, a ansiedade, entre outros, além de que vivenciem o intercâmbio e voltem para suas origens valorizando a oportunidade, sem desmerecer a realidade de onde vêm.
Os resultados já desta edição vêm sendo percebidos pelas próprias perspectivas dos estudantes. “Me sinto honrada e privilegiada por todo esse apoio, nesse momento cheio de emoções, sejam elas de muita felicidade ou muita saudade. O apoio psicológico é fundamental!”, expressou a intercambista Maria Clara Zathechko, do Colégio Estadual Antônio Teodoro de Oliveira de Campo Mourão, que está na Nova Zelândia. “Agradeço extraordinariamente por esses voluntários que fazem o seu melhor para nos ajudar”, completou.
Para Murilo Walter de Oliveira, do Colégio Estadual José Sarmento Filho de Iretama, que está fazendo intercâmbio na Austrália, um dos maiores desafios tem sido estar longe de casa, dos amigos e da família. “Mas é muito reconfortante saber que tenho alguém para conversar sempre que eu precisar, que sempre que eu mandar mensagem vai me ajudar como puder e me aconselhar”, disse.
Como se tornar um voluntário?
Esta semana, saiu o edital da 4ª edição do programa, com aumento no número de vagas para os estudantes; serão 1.200 para todo o estado – 200 a mais do que a versão atual. Diante disso, conforme Sara, quanto mais profissionais atuando no projeto de apoio psicológico, menores poderão ser os grupos, proporcionando um aproveitamento ainda melhor.
Psicólogos interessados em se voluntariar no projeto devem ter Conselho Regional de Psicologia (CRP) ativo e podem entrar em contato com a técnica pedagógica, pelo número: (44) 3518-2776.
Serviço
Para conhecer mais detalhes sobre o programa, como critérios para seleção dos alunos e demais regulamentações, interessados podem acessar o site: https://www.ganhandoomundo.pr.gov.br/