Núcleo de Cooperação Socioambiental de Campo Mourão é instalado
Em continuidade à instalação dos Núcleos de Cooperação Socioambiental, a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec constituíram, nessa terça-feira (22), o Núcleo de Campo Mourão, que abrange 25 municípios do Noroeste do Paraná. O evento ocorreu no auditório da Unespar em Campo Mourão, contando com a participação de 87 representantes de 40 instituições, incluindo órgãos públicos, sindicatos, universidades, movimentos sociais, cooperativas e empresas.
A professora Eloísa de Oliveira, da Unespar Campus de Campo Mourão, destacou que considerou “fantástica a oportunidade de participar da criação do núcleo”, ressaltando o aprendizado e o compartilhamento de saberes, especialmente sobre agricultura familiar, tema do grupo em que esteve envolvida.
Entre os problemas identificados durante o encontro, destacam-se as taxas de crédito, questões normativas, políticas públicas e desafios na organização familiar e das associações rurais. “Essa interação com outros órgãos da sociedade nos oferece a oportunidade de firmar parcerias, disseminar educação e conhecimento. Com isso, podemos buscar soluções eficazes para esses problemas que afetam nossa comunidade”, afirmou.
De acordo com Silvana Vitorassi, assistente do diretor-geral brasileiro da Itaipu, todo o trabalho de articulação e integração dos núcleos está alinhado às políticas do governo federal e desempenha um papel essencial: garantir a sustentabilidade dos próprios núcleos a longo prazo. “A ideia é que esses núcleos se fortaleçam com uma base sólida, independentemente das gestões públicas, da Itaipu ou de qualquer outra instituição”, explicou. “O objetivo é que eles se sustentem por conta própria, sem depender de cenários políticos ou mudanças no território onde atuam. Assim, poderão caminhar com suas próprias pernas, com a Itaipu atuando como uma parceira, mas sem a necessidade de exercer um papel central ou de âncora”, complementou.