Número de acidentes de trânsito teve aumento em 2023 em CM resultando em 6 mortes

Balanço divulgado nesse sábado (13), pelo 11º Batalhão de Polícia Militar, aponta para o aumento de acidentes em 2023. O relatório, repassado à imprensa, revela um crescimento de 9,67%, desse tipo ocorrência somente em Campo Mourão, que resultou em seis mortes. Em nível de região, houve uma elevação de 2,76%.

Os números são do policiamento de Trânsito Urbano, atendidos pelo efetivo do 11° BPM. “O aumento nos acidentes com vítimas demanda uma análise cuidadosa para compreender as causas subjacentes e desenvolver estratégias direcionadas”, informou o batalhão, ao lembrar que a segurança no trânsito é responsabilidade compartilhada, e somente através da colaboração de todos os setores da sociedade será possível reverter este saldo alarmante.

Panorama

As estatísticas divulgadas abrangem um panorama abrangente das atividades. O destaque positivo do relatório ficou por conta da redução de 5,42% nos casos de embriaguez ao volante.

A intensificação das campanhas de conscientização e as operações de fiscalização mostraram resultados concretos. Para se ter ideia, somente em Campo Mourão, houve uma redução de 4,47% dos casos ante 2022.

Além da redução de casos de embriaguez, houve um aumento de 2,61% na confecção de autos de infração. “Esse aumento pode ser interpretado como um sinal de rigor no cumprimento das leis de trânsito buscando coibir comportamentos perigosos e reforçar a cultura de respeito às normas vigentes, o número decaiu em relação aos anos de 2021 e 2022 onde o aumento foi de 7,8%”, informa o documento divulgado.

O Batalhão informou que as fiscalizações continuarão intensas durante 2024 para que este número reduza ainda mais. Em relação às mortes no trânsito, o alerta é, principalmente, que os condutores obedeçam a sinalização de trânsito e conduzam seus veículos sempre na direção defensiva.