Obras de duplicação da entrada de Campo Mourão iniciam em janeiro
As obras de duplicação e revitalização da entrada de Campo Mourão, para quem vem de Maringá – rodovias PR-317 e PR-840 – iniciam a partir de janeiro de 2023. A informação foi repassada com exclusividade à TRIBUNA nesta quarta-feira (14), pelo sócio-proprietário da Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto Ltda, Marcelo Vandrami Marques. A empresa, que é do município, foi a vencedora da licitação, no valor de mais de R$ 39 milhões.
Vandrami lembrou que o certame foi realizado na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que fornece apenas a elaboração do projeto básico. Ou seja, o projeto final executivo de engenharia é elaborado pela empresa vencedora do processo. O empresário informou que o projeto está em fase de conclusão. E dentro do prazo de vigência estabelecido na licitação para elaboração, de seis meses.
“Esta semana estamos concluindo os detalhes finais com o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) para a aprovação do projeto final. O projeto é muito complexo devido a sua amplitude. Envolve galerias pluviais, dissipadores para onde vai a água pluvial, rede elétrica, ciclovia, trevos de acessos, entre outros. Ou seja, temos que desenvolver cada pedacinho deste projeto, o que se torna moroso devido a sua complexidade. Para se ter ideia vencemos a licitação em consórcio com uma empresa especialista em projetos de Curitiba”, explicou.
O empresário disse que a meta da Itaipu é que até o dia 23 deste mês os projetos estejam todos aprovados para no máximo, até o dia 10 de janeiro, as máquinas já entrarem em operação. Ele informou, inclusive, que o canteiro de obras para a duplicação já está pronto às margens da rodovia onde serão realizadas as obras, além de escritório com toda a parte de engenharia.
“A população de Campo Mourão pode ficar tranquila que desta vez a obra vai sair do papel de verdade. E nós enquanto Itaipu temos o comprometimento desta obra. Vamos acelerar fazendo o mais rápido possível preservando o padrão Itaipu. Esta obra será o nosso cartão de visitas, e a nossa responsabilidade aumenta porque o trabalho será feito em nossa casa”, destacou Vandrami, ao comentar que a duplicação será uma das obras ‘mais bonitas’ de Campo Mourão. “Mudará totalmente o aspecto da cidade”, garantiu.
O resultado final da licitação pelo DER, após análise de recursos foi publicado no diário oficial do Estado em junho deste ano, confirmado como vencedor da disputa o Consórcio Itaipu – Conspel, formado pelas empresas Pedreira Itaipu Indústria e Comércio de Britas e Asfalto Ltda. e Conspel – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., com a proposta de preço, corrigida e negociada com a comissão de julgamento do DER/PR, de R$ 39.799.999,62. De acordo com o DER, o prazo para execução das obras é de 630 dias, sendo os primeiros 180 dias (6 meses) para elaboração dos projetos e 450 dias para a obra de duplicação.
As obras terão início a partir do trecho já duplicado da PR-317 e seguem até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros, que inclui também a PR-840. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey.
Serão implantadas ainda novas vias marginais, com duas faixas em cada sentido e largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, separadas da pista central por canteiros. Estão previstas três interseções em nível (rotatórias), sendo uma entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, outra no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão e a terceira no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.
A obra, que será história para Campo Mourão, também contempla serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia. O anteprojeto de engenharia, um pré-requisito do RDCi, foi doado pela prefeitura da cidade e atualizado pelo DER para ser utilizado na elaboração do edital.
“Será a maior obra de Campo Mourão desde a construção do contorno feito pelo Governo Federal há 30 anos atrás”, comemorou o prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, quando a licitação foi homologada. Para o gestor, a duplicação criará um corredor de entrada mais moderno no município, propiciando também a criação de um corredor de indústrias para quem vem de Maringá ou sai de Campo Mourão para Maringá.