Observação de cometa na UTFPR é cancelada devido à poluição no ar
A observação do Cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), que estava prevista para acontecer na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Campo Mourão na madrugada desta quinta-feira (26), foi cancelada. A medida foi necessária, segundo Oscar Rodrigues dos Santos, professor do departamento de Física e coordenador do projeto Noites Astronômicas na instituição, por haver muita fumaça presente no ar.
“De manhã, dá para olhar até para o sol, então, a gente não vai conseguir observar o cometa devido à quantidade de poluição que tem no ar no momento”, lamentou o docente, ao explicar que o cometa estará muito próximo da linha do horizonte, então, a poluição impossibilitará a visualização dele mesmo com o uso de telescópio.
Em entrevista recente à TRIBUNA, o professor já havia explicado que, na região de Campo Mourão, o fenômeno astronômico seria quase imperceptível a olho nu de qualquer forma. Isso porque, quando um corpo celeste está perto da linha do horizonte, como é o caso desse cometa, é muito difícil de ser observado, pois há grande quantidade de poluição visual nela, incluindo poeira e fumaça.
Outras observações
Além das observações ocasionais, como a que seria realizada, mas precisou ser cancelada, as visualizações do céu noturno são feitas na UTFPR de Campo Mourão uma vez por mês, periodicamente. Elas ocorrem por meio do projeto denominado Noites Astronômicas, que está em andamento desde 2010, e é aberto à comunidade interna e externa.
“A gente escolhe uma data mais propícia para observar a Lua e os outros astros que estiverem visíveis no céu noturno, no horário estabelecido”, disse Santos, ao acrescentar que normalmente ocorre a partir das 19h30, indo até enquanto tiver público, atrás do Bloco H da UTFPR de Campo Mourão. “Logo após escurecer, a gente já está começando as atividades”, ressaltou.
O docente exemplificou o que determina a escolha das datas em cada mês. A Lua mais adequada para ser visualizada, segundo ele, é a crescente, cujo brilho não é tão intenso quanto a Lua cheia, por exemplo. Toda a comunidade interna e externa da universidade pode participar das atividades de observação propostas pelo projeto.
A iniciativa tem como objetivo proporcionar a observação do céu noturno de Campo Mourão, visando estimular e despertar em estudantes, tanto da instituição quanto do público geral externo, interesses científicos, além do desenvolvimento do conhecimento em Astronomia.
Agenda
Geralmente, as atividades do projeto ocorrem a partir das 19h30, atrás do Bloco H, da UTFPR de Campo Mourão, e só são realizadas se o céu estiver limpo. Caso esteja nublado, chuvoso ou com muita presença de poluição no ar, elas são automaticamente canceladas. Confira abaixo as próximas datas previstas:
- Outubro: dia 7 (segunda-feira)
- Novembro: dia 7 (quinta-feira)
- Dezembro: dia 5 (sábado)
Serviço
Mais informações sobre o projeto poderão ser adquiridas diretamente com o professor Oscar Rodrigues dos Santos, pelo número (44) 99824-7757 ou e-mail: [email protected]. Eventuais atualizações das datas de observação do céu noturno podem ser acompanhadas pelo Instagram: @poloastronomico_rcaniato