Observatório Social de Campo Mourão comemora 17 anos de fundação com prêmio

Os 17 anos da fundação da unidade local do Observatório Social do Brasil (OSB/Campo Mourão), comemorados nessa sexta-feira (27), são embalados pela recente conquista do primeiro lugar na categoria “Ambiente de Negócios” do 7º Concurso Nacional de Boas Práticas do Sistema OSB. Nos últimos três anos, a unidade mourãoense conquistou o primeiro lugar em diferentes categorias do concurso.

O OSB/Campo Mourão tornou-se conhecido principalmente pelo monitoramento de todas as licitações realizadas pela prefeitura, órgãos da administração pública indireta e a Câmara de Vereadores. Isso foi possível desde a análise dos editais de licitações até acompanhamento do processo de definição das propostas vencedoras, com o acompanhamento – por amostragem – de entregas de produtos e serviços contratados. A entidade contribui ainda na divulgação das licitações com a finalidade de aumentar a concorrência e assim assegurar melhores preços para o Município.

Esse conjunto de ações tem contribuído para a geração de expressiva economia ao Município. Desde que o Observatório Social passou a atuar nas licitações, a economia gerada nas licitações realizadas pelo governo municipal (somatória da diferença entre o valor máximo estipulado em cada edital de licitação e o valor efetivamente contratado) cresceu vertiginosamente.

Unidade local foi a segunda implantada no país

Outras ações

O OSB/Campo Mourão tem uma atuação bem mais ampla. Por exemplo: monitora as dispensas de licitação, acompanha nomeações para cargos de confiança, a atuação dos vereadores, os gastos com diárias no poder público municipal e os repasses de dinheiro público a entidades. Quando possíveis indícios de irregularidades são detectados, a entidade solicita providências ao governo municipal. A entidade recorre ao Ministério Público quando providências não são adotadas.

Também tem atuado junto com outras entidades locais no desenvolvimento de ações voltadas ao desenvolvimento do Município e integra movimentos de combate à corrupção, por exemplo. Participa ainda do Feirão do Imposto (por meio de parceria com o Conselho do Jovem Empresário da Acicam), onde desenvolve ações de educação tributária.

Dentro do projeto “Obra Transparente”, fiscalizou investimentos de recursos federais em obras na área da educação. Mediante parceria com o Centro Universitário Integrado, desenvolveu ação onde acadêmicos da instituição elaboraram proposta de projeto preliminar para a construção de novo quartel para o Corpo de Bombeiros de Campo Mourão.

Representantes do OSB/Campo Mourão integram vários conselhos municipais, o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam) e a Agenda 21 local.

A entidade

O OSB é um espaço democrático e apartidário para o exercício da cidadania, reunindo o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Esta é sua missão: “Despertar o espírito de Cidadania Fiscal na sociedade organizada, tornando-a proativa através do seu próprio Observatório Social, exercendo a vigilância social na sua comunidade, integrando o Sistema Observatório Social do Brasil”.

Valores que norteiam a entidade: Apartidarismo, Cidadania, Comprometimento com a justiça social, Atitude ética, técnica e proativa, Ação preventiva e Visão de longo prazo.

OSB/Campo Mourão

Nestor Ocimar Bisi foi o primeiro presidente do OSB/Campo Mourão. O atual presidente é Gregório Kravchynchy Nunes.