Operação Hórus apreende 25 toneladas de maconha em Campo Mourão
Uma operação da Polícia Federal (PF), com o apoio de policiais militares do Choque Canil do 4º Batalhão de Maringá, terminou com a apreensão de 25 toneladas de maconha nesta quinta-feira (11), na rodovia BR-487 (Estrada Boiadeira), em Campo Mourão. A ação, que aconteceu durante a madrugada, fez parte da operação denominada Hórus e Programa Vigia, que tem o objetivo de reprimir crimes na fronteira. Dois homens de 41 e 39 anos, acabaram presos.
De acordo com a PF, esta é maior apreensão de maconha, já registrada na região de Campo Mourão. A abordagem aos traficantes ocorreu após policiais federais perceberem que dois caminhões estacionaram próximos a uma lanchonete.
Ao questionarem os motoristas, separadamente, sobre o carregamento, ambos apresentaram versões conflitantes e aparentavam bastante nervosismo. O Choque Canil foi solicitado, e com a chegada dos cães farejadores, um dos condutores do veículo confessou que transportava maconha, escondida sob uma carga de soja.
Os dois motoristas das carretas foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Maringá, onde foram autuados em flagrante por tráfico internacional de drogas. A pena para este crime pode chegar a 15 anos de prisão.
Hórus
A Operação Hórus faz parte de um contexto maior e mais amplo. Trata-se de um projeto piloto do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras – o VIGIA – que implementado em 2019 pelo Ministério. O desafio é ampliar o programa e levá-lo a onze estados de fronteira que abrangem quase 17 mil quilômetros e, posteriormente, incorporar os mesmos princípios ao combate aos crimes em áreas de divisas interestaduais.