Orquestra Carpe Diem seleciona participantes para grupo vocal adulto

O grupo vocal adulto do projeto sociocultural Orquestra Carpe Diem de Campo Mourão realizará, no dia 22 de outubro, um teste para selecionar homens (tenor, barítono e baixo) e mulheres (contralto) acima de 18 anos para integrarem o coral. A participação é gratuita e será na Educere, às 18h30.

Para participar, os interessados deverão escolher uma música para cantar individualmente. Além disso, se for selecionada, a pessoa deverá ter disponibilidade para comparecer aos ensaios semanais, toda quarta-feira, das 18h30 às 20h30.

O grupo

O projeto sociocultural Orquestra Carpe Diem é uma iniciativa privada, coordenada pelo empresário Marcos Fuchs, voltada sobretudo para o ensino de instrumentos musicais para crianças. No entanto, também atende um grupo vocal adulto, formado por aproximadamente 20 pessoas de diferentes faixas etárias.

O grupo já vem participando de diversas apresentações e festivais. Neste ano, por exemplo, o coral competiu no XIII Festival de Música da Unespar, de Campo Mourão, e conquistou o primeiro lugar, com a interpretação nacional da música Caçador de mim, de Milton Nascimento. “O pessoal se empolgou bastante, não estava esperando vencer”, comentou o idealizador do projeto em entrevista recente à TRIBUNA.

Outro evento que os integrantes da orquestra se destacaram foi no III Festival Melodia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, classificando-se para a semifinal estadual, que será no município de Londrina nesta quarta-feira (9). A apresentação mais recente do coral foi no musical “Cantando o Brasil”, organizado pelo próprio projeto, no início do mês passado.

As conquistas não param por aí. “A gente ganhou, no final do ano passado também, o Prêmio Campo Mourão Sustentável, da Codecam”, disse Fuchs. “Já participamos do Festival Internacional de Corais em Maringá”, complementou.

Apesar de relativamente novo, o grupo, que tem três anos de existência, já está bastante consolidado no município. No ano passado, por exemplo, o coral também se apresentou algumas vezes no Teatro Municipal e reuniu um grande público. “A gente lotou quatro vezes o teatro”, falou, com orgulho, o fundador do projeto, ao lembrar que a entrada foi mediante 1 quilo de alimento não perecível, que foi doado, posteriormente, a entidades necessitadas.

Serviço

O teste de seleção dos novos integrantes do grupo vocal adulto será no dia 22 de outubro, às 18h30, no Educere (esquina com o posto Muffato). Para acompanhar demais atividades do projeto, os interessados podem acessar o Instagram oficial da iniciativa: @projetomusicalcarpediem