Outros incêndios mobilizam Bombeiros em Campo Mourão nas últimas horas

Campo Mourão amanheceu com forte odor de fumaça em vários pontos da cidade. Isso porque, após um incêndio de grandes proporções que demandou um trabalho árduo de mais de 4 horas do Corpo de Bombeiros e voluntários, nessa quarta-feira (21), as equipes não tiveram nem tempo de descansar. Pelo menos, mais dois incêndios foram registrados no município algumas horas após o primeiro fato.

Um deles, também de grandes proporções, atingiu uma área na saída para Maringá, próximo ao campus do Centro Universitário Integrado. Enquanto os Bombeiros trabalhavam nessa ocorrência, uma residência abandonada na Rua Nossa Senhora Aparecida, na Vila Cândida, foi completamente tomada pelo fogo, decorrente de outro incêndio em vegetação.

A solicitante teria acionado o Corpo de Bombeiros informando sobre um incêndio em vegetação, o qual rapidamente se alastrou e acabou atingindo uma casa abandonada. Parte do mesmo imóvel já tinha sido destruído por incêndio em vegetação em outro momento, no mesmo local.

Outra casa próxima à residência atingida também teve um princípio de incêndio, que foi controlado rapidamente. Foram mobilizadas duas equipes dos Bombeiros para atender à situação que, com apoio de moradores da região com baldes de água e mangueiras, conseguiram evitar que as chamas se propagassem. “Agora, já são aproximadamente duas horas da manhã, as equipes deram uma pequena pausa só para refeição”, falou o subtenente De Souza na madrugada desta quinta-feira (22).

Ele comentou sobre esse último caso. “A gente verificou que, além da vegetação, infelizmente também nos terrenos havia muito material depositado do tipo entulho, então, isso ajudou a potencializar mais o fogo”, ressaltou. Com o vento, isso contribuiu para que a fumaça logo se espalhasse por todo o bairro. “As pessoas com problemas respiratórios e não respiratórios acabam sofrendo bastante para ter uma qualidade de ar respirável”, complementou.

Apesar da incansável atuação de 100% do efetivo dos Bombeiros de Campo Mourão nessa quarta-feira no combate aos incêndios ambientais, o subtenente De Souza informou que esses trabalhos não prejudicaram os demais serviços prestados pela corporação.

“Mobilizamos toda a tropa para combate a incêndio, e atendimento pré-hospitalar está sendo repassado para o Samu”, disse, acrescentando que não foram registradas ocorrências nas últimas horas cujo serviço é restrito ao Corpo de Bombeiros, como resgates mais complexos, o que colaborou.

De Souza comentou, ainda, que parte da corporação atuou em outro incêndio que foi registrado durante madrugada, entre Engenheiro Beltrão e a saída para Terra Boa. “Um incêndio de grandes proporções também”, lamentou. Apesar das diversas ocorrências de queimadas nas últimas horas em Campo Mourão e região, não há informação de vítimas.